Diretoria da Adufs envia questionamentos para as/os candidatas/candidatos à Reitoria da Uefs

22/03/2023

Empenhada em contribuir com o processo democrático que envolve a eleição para a reitoria da Uefs e com informações que auxiliem a comunidade acadêmica na escolha das candidatas/candidatos, a diretoria da Adufs fez alguns questionamentos, via email, à Chapa 1: Mais Uefs e à Chapa 2: Uefs de Todos, que disputam o pleito. A proposta de envio das perguntas foi apresentada a ambos os grupos no dia 14 de março, na sede da Associação. Naquela data, as/os diretoras/diretores convidaram as/os candidatas/candidatos a assinarem um termo de compromisso, em que se comprometeram a somente tomar posse se forem as (os) mais votadas (os) no processo eleitoral. No momento do envio do email, foi solicitado que as chapas dessem respostas na segunda-feira (20).

 

A Chapa 1 respondeu ao email da diretoria no dia 20 deste mês. A Chapa 2 comprometeu-se a responder a Adufs na quinta-feira (23). Assim, o Boletim Eletrônico da Adufs, nº 700, publicado nesta semana, traz as respostas da Chapa 1: Mais Uefs. A edição do Boletim da próxima semana exibirá a posição da Chapa 2: Uefs de Todos. No documento enviado às chapas, a diretoria da Adufs indaga sobre as propostas para as condições de trabalho das servidoras/servidores, precarizadas ainda mais durante a pandemia causada pela Covid-19; sobre a relação entre o formato remoto e o presencial de ensino; a Educação à Distância (EAD) no contexto da Uefs; a política de permanência estudantil; a defesa das liberdades democráticas, sobretudo, nesta instituição; e sobre o orçamento destinado para as universidades estaduais baianas.

 

Eleição

A Chapa 1: Mais Uefs é composta pelas professoras Amali de Angelis Mussi, candidata a reitora, e Evanilda Souza de Santana Carvalho, candidata a vice-reitora. A Chapa 2: Uefs de Todos, tem como candidato a reitor o professor Dagoberto da Silva Freitas e como candidato a vice-reitor o docente Ernesto Acosta Martinez. Conforme o Regimento Eleitoral aprovado pela Resolução do Consu nº 080/2022, a campanha eleitoral começou no dia 4 de março e seguirá até o dia 31 deste. Haverá um segundo debate no dia 28 de março, às 9h, no Auditório Central da universidade.  

 

A votação está marcada para os dias 3,4 e 5 de abril. O resultado sai no dia 10 do próximo mês. O Conselho Universitário (Consu) estará reunido no dia 20 de abril deste ano, a fim de homologar e encaminhar os nomes das/dos integrantes da chapa eleita ao governador da Bahia.

 

Resposta da Chapa 1: Mais Uefs 

 

Programa de gestão da Chapa 1: Mais Uefs.


Programa de gestão da Chapa 2: Uefs de Todos. 


Documento de Instauração da Comissão Eleitoral.

 

Regimento Eleitoral aprovado pela Resolução do Consu nº 080/2022.

Leia Também