ELEIÇÕES UEFS

Candidatas (os) à Reitoria da UEFS assinam termo de compromisso na Adufs

Ouvir a matéria:

Nesta terça-feira (14), candidatas (os) à Reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) assinaram um termo de compromisso proposto pela Associação dos Docentes da UEFS, em que se comprometem a somente tomar posse se forem as (os) mais votadas (os) no processo eleitoral. Este documento é apresentado às candidaturas em todas as Eleições da Reitoria para assegurar a autonomia universitária diante da possibilidade de intervenção nos resultados por meio da lista tríplice. O ato ocorreu na sede da Adufs.

Estiveram presentes para a assinatura do termo, as representantes da Chapa 01 – Mais UEFS, a candidata a reitora, professora Amali Mussi, e a vice-reitora, professora Evanilda Carvalho. A Chapa 02  - UEFS de Todos foi representada pelo professor Dagoberto Freitas, candidato a reitor.  Representando a diretoria da Adufs, as professoras Acácia Batista, Reinalda Souza e Sarah Rios, e o professor João Diogenes. Outras (os) docentes estiveram presentes durante a reunião As (Os) candidatas (os) das duas chapas enfatizaram o total comprometimento com o resultado das votações que ocorrerão nos dias 03, 04 e 05 de abril.

Como consta no documento, após a proclamação dos resultados, cumpridos os trâmites previstos, os nomes do Reitor (a) e Vice-Reitor (a) eleitos (as) são homologados e encaminhados, pelo Conselho Universitário (CONSU), ao governador do Estado, para a nomeação, que acontece por meio da escolha dos nomes numa lista tríplice, composta pelos nomes daqueles (as) que foram mais votados (as) para o cargo. O fim da lista tríplice é uma reivindicação histórica do movimento docente, pela compreensão de que ela fere a autonomia universitária ao colocar à disposição do Estado a possibilidade de nomear um nome que não seja aquele democraticamente eleito pela grande maioria da comunidade acadêmica.

As investidas autoritárias que acompanhamos nos últimos anos somente enfatizaram a necessidade de fortalecer o compromisso com as candidaturas para evitar quaisquer retrocessos após o resultado das eleições.  Sob o governo Bolsonaro, mais de 20 instituições federais de ensino tiveram seus processos internos de consulta desrespeitados com a posse de reitoras (es) que não foram as (os) mais votadas (os). O fim da lista tríplice é uma reivindicação histórica do movimento docente e permanecerá na pauta de reivindicação das Associações Docentes até que a autonomia das universidades seja assegurada, respeitando os processos democráticos estabelecidos pela instituição.

 

Confira o Termo de Compromisso assinado pelas (os) candidatas (os).

Eleições UEFS Reitoria Eleições 2023-2027

ELEIÇÕES 2023

Nesta terça-feira (14) tem debate entre chapas que concorrem às Eleições da Reitoria

Ouvir a matéria:

O primeiro debate entre as candidaturas que concorrem aos cargos de Reitor e Vice-Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), ocorrerá nesta terça-feira (14), às 19 horas, no Auditório Central da universidade. O próximo debate ocorrerá no dia 30 de março. A Chapa Mais UEFS é composta pelas professoras Amali de Angelis Mussicandidata a reitora, e Evanilda Souza de Santana Carvalhocandidata a vice-reitora, e a Chapa UEFS de Todos tem como candidato a reitor o professor Dagoberto da Silva Freitas e como candidato a vice-reitor o docente Ernesto Acosta Martinez.

Leia mais sobre o processo eleitoral para a escolha da (o)reitora/reitor e vice-reitora/vice-reitor da Uefs. 

 

Veja a Ata de Sorteio da Numeração das Eleição para Reitor(a) e Vice-Reitor(a) gestão 2023/2027

Eleições Reitoria Eleições UEFS

GRUPO DE TRABALHO

GTPCEGDS retoma as atividades na Adufs e realizará nova reunião no dia 22 de março

Ouvir a matéria:

Na última semana, foi realizada a reunião híbrida de retomada das atividades do Grupo de Trabalho Políticas de Classe para as Questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS). Professoras e professores presentes fizeram um resgate da história do grupo, ressaltando a contribuição do GT em importantes discussões e mobilizações em defesa de pautas que envolvem a luta de trabalhadoras, trabalhadores e demais integrantes da comunidade acadêmica.

Refletir sobre questões políticas de inclusão, produzir conteúdo qualificado e fazer mobilizações acerca das demandas que envolvem populações vulneráveis dentro e fora do espaço acadêmico, numa perspectiva mais ampla de combate às opressões, são algumas das tarefas do GTPCEGDS que, em decorrência das múltiplas atividades dos participantes, ficou com as ações suspensas por um período. Diante da emergência imposta pela própria conjuntura nacional que, nos últimos quatro anos, é de ampliação dos ataques às liberdades individuais e democráticas, a retomada do grupo de trabalho se fez indispensável.

Leia mais.

GTPCEGDS Grupo de Trabalho Diversidade

ANDES-SN

ANDES-SN divulga InformaANDES Especial sobre luta contra o Novo Ensino Médio

Ouvir a matéria:

Para subsidiar o debate e fortalecer a luta pela Revogação do Novo Ensino Médio, o ANDES-SN lançou um InformANDES Especial sobre o tema. Elaborado pelo Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) do Sindicato Nacional, o material foi distribuído às e aos participantes do VII Seminário Estado e Educação, realizado nesse final de semana (10 a 12), em Fortaleza (CE).

O informativo também servirá como material de agitação na mobilização contra o Novo Ensino Médio. O primeiro Dia Nacional de Luta está marcado para esta quarta-feira (15), em todo o Brasil. O protesto, convocado pelas entidades do movimento estudantil e sindical do setor da Educação, irá pressionar o governo federal para reverter os retrocessos impostos ao processo de ensino e aprendizagem de crianças e jovens brasileiros e brasileiras. Atos estão previstos em várias cidades por todo o país.


Confira aqui o InformANDES Especial.

Andes-SN Reforma de Ensino Médio Sindicato Nacional

Junte-se e lute!

FILIE-SE À ADUFS

Em um tempo de perda de direitos trabalhistas, flexibilização de suas leis, reformas da Previdência que impactam na vida dos trabalhadores, arrocho salarial e ataque ao estatuto do servidor. precisamos nos unir como classe trabalhadora em torno de um projeto político que defenda a democracia e os direitos desta classe. A Adufs tem sido a possibilidade de lutar pelos direitos conquistados dos professores e que são atacados e contestados a todo tempo.


Deybson Borba de Almeida - Departamento de Saúde (DSAU)

A força do sindicato está em seus/suas filiados (as) e na capacidade de defender os interesses da categoria. Desde a sua criação, em 1981, a Adufs tem pautado a luta em uma prática democrática, coerente e firme na defesa de um projeto de universidade pública.

Participar do sindicato é exercer cidadania, é ser sujeito da sua história. Para filiar-se é preciso preencher um formulário (aqui), autorizar o desconto mensal de 1% sobre os vencimentos, assinar e entregar na Sala da Associação, que fica no Módulo IV (MT 45) da Uefs.


Avenida Transnordestina, MT 45, Campus Universitário UEFS - Novo Horizonte
Feira de Santana - BA | CEP 44036-900
Tel: 75 3161-8072 | 3224-3368
E-mail: [email protected]