ANDES-SN disponibiliza Caderno de Textos do 69º Conad
A Secretaria do ANDES-SN divulgou, na última sexta-feira (12), o Caderno de Textos do 69º Conad do Sindicato Nacional. Com o tema central “Guarnicê a luta pela educação pública na terra da ...
No próximo domingo (1º), representantes de
diversas entidades, sindicatos e movimentos sociais de Feira de Santana irão às
ruas para marcar o Dia Internacional de Luta da Classe Trabalhadora. Na pauta,
a defesa da democracia, emprego, direitos e da vida. Está programado um ato
político-cultural na Praça da Matriz, a partir das 9h, com apresentações
musicais, falas dos presentes, além de barracas com itens produzidos por
comunidades rurais do município. A diretoria da Adufs, que integra o grupo
responsável pela organização do ato público na cidade, convida a categoria a comparecer
à mobilização.
No Brasil, a conjuntura atual é de aceleração
da fome, da carestia, do desemprego, da privatização das estatais, do aumento
da violência e de ameaça à democracia e à vida, principalmente dos indígenas,
negros e da comunidade LGBTQIA+. Enquanto os salários de quem ainda se mantém
trabalhando diminuem, a população é vitimada pelo aumento nos preços dos itens
básicos essências à sobrevivência, como o do gás de cozinha, dos alimentos, da
energia e do combustível. Diante da insustentabilidade das condições de vida, é
necessário ampliar a denúncia do governo Bolsonaro, que tem um projeto político
deliberado de desmonte do Estado brasileiro, exclusão dos direitos trabalhistas
e regressão das políticas sociais.
Projeto político este que reverbera em alguns
estados e municípios brasileiros. Na Bahia, por exemplo, Rui Costa, impõe
reformas que retiram direitos dos trabalhadores e diminuem seu poder de compra.
Concomitantemente, vitimiza, através da força policial, moradores das
periferias, com destaque para a população negra. Em Feira de Santana, o
prefeito Colbert Martins, que recentemente protagonizou fortes cenas de violência contra professores da rede municipal, conforme denunciado pela diretoria da Adufs, também representa este projeto.
Fortalecer a luta contra este projeto é
tarefa urgente, que não dá para esperar por eleições em 2022. Empenhados em
reforçar o convite à população, os envolvidos na organização do dia 1º de maio,
em Feira de Santana, divulgaram a atividade no último sábado (23) e domingo
(24), com panfletagem e uso de carro de som na feira livre dos bairros Cidade
Nova e Tomba, respectivamente. Também organizaram uma plenária com entidades e
movimentos sociais, nesta segunda (25), e, até a próxima sexta-feira (29),
farão panfletagem nas escolas públicas estaduais e em bairros populosos da
cidade.
A Secretaria do ANDES-SN divulgou, na última sexta-feira (12), o Caderno de Textos do 69º Conad do Sindicato Nacional. Com o tema central “Guarnicê a luta pela educação pública na terra da ...
Na quarta-feira, 17 de junho, o Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF) realizou o Seminário "Universidade, autonomia, extensão e inovação: perspectivas e contradições" com a ...
Em decorrência da suspensão das aulas no período dos festejos juninos, não haverá expediente na sede da Adufs entre os dias 22 e 26 de junho. Reabriremos na segunda-feira, 29 de junho, às 08 ...
Em reunião realizada nesta quinta-feira, 11 de junho, a Comissão da Sede apresentou para a Administração Central a deliberação da Assembleia Docente que ocorreu no dia 02 de junho. Na ocasião, ...