Diretoria da Adufs solidariza-se com servidora vítima de racismo

17/12/2022

Ouvir a matéria:

A diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira Santana (Adufs-Ba) solidariza-se com a servidora técnica desta instituição, Sirlene Pereira Bispo, vítima de racismo no ambiente laboral. Concomitantemente, os diretores repudiam este grave ato de violência e solicitam que a Administração Central, por meio dos seus mecanismos internos, se responsabilize pela investigação e punição da trabalhadora que a agrediu. A denúncia tornou-se pública na instituição após e-mails sobre o caso circularem nesta semana entre membros da comunidade acadêmica.  

 

O racismo intrínseco à estrutura social brasileira também se reflete nas universidades, que reproduzem este e outros abusos, a exemplo do machismo e da LGBTQIAP+fobia. Porém, estas instituições públicas de ensino superior estarão limitadas em colaborar com a construção de uma sociedade justa e igualitária, se reproduzirem as opressões. Discursos e práticas racistas ou que aflijam o outro, causando-lhe adoecimento ou qualquer outro tipo de dano, devem ser combatidos no ambiente acadêmico, para que não se repitam e não façam novas vítimas, inclusive fora da academia!

 

Ao longo dos anos, a diretoria da Adufs tem se empenhado na discussão e incentivo do combate e da prevenção às diversas formas de violência, além de estimular a denúncia dos casos e a abertura de processos administrativos para o fim de tais práticas. As mais recentes iniciativas foram a Campanha contra o assédio na Uefs, lançada em agosto deste ano, e a criação, em outubro deste, do Comitê Antifascista, em Defesa da Uefs e das Liberdades Democráticas. O Comitê foi encaminhado em reunião ampliada da comunidade acadêmica, em reação aos reincidentes episódios de violência cometidos contra a instituição por grupos de extrema-direita apoiadores do presidente da República. O grupo é aberto à participação de trabalhadores e estudantes da universidade. Já a Campanha contra o assédio na Uefs foi organizada pelas diretorias da Adufs, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (Sintest) e estudantes, com o apoio do Sindicato dos Empregados de Empresas de Segurança e Vigilância de Feira de Santana e Região (Sindvigilantes/Feira).

 

Através da Campanha contra o assédio na Uefs, cartazes e outdoors foram espalhados pelo campus com informações sobre os diversos tipos de assédios. Folders e cards relacionados ao assunto também foram distribuídos à comunidade acadêmica e divulgados via internet. Os materiais gráficos alertam para a punição prevista no Código Penal e orientam a vítima onde denunciar e a procurar suporte também junto às suas entidades representativas. As peças ainda chamam a atenção para a importância de romper o silêncio e fazer a denúncia, iniciativas válidas tanto para quem testemunha os casos como para quem sofre. A partir do próximo ano, trabalhadores e estudantes da instituição devem colocar em prática a segunda etapa do projeto, que se caracteriza pelo levantamento dos casos junto à comunidade acadêmica. 

 

As ações da diretoria da Adufs também se estendem ao campo jurídico, através da disposição da Assessoria Jurídica para orientação e abertura de processos às (aos) docentes filiadas (os), caso necessário. Ainda há o Grupo de Trabalho Políticas de Classe para as Questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS), responsável pela construção de espaços de debate também sobre racismo. 

Leia Também