Nota de Repúdio ao ataque do Governo Trump ao Governo venezuelano

04/02/2026

A ADUFS-BA, seção sindical do Andes-SN, por meio de sua diretoria, vem a público apresentar sua indignação e contrariedade diante dos gravíssimos ataques sofridos pela República da Venezuela na manhã deste sábado, 3 de janeiro. Depois de realizar retaliações a partir de assaltos rapineiros a navios de petróleo e medidas intervencionistas militares no mar do Caribe, o governo Donald Trump ativou um recurso de guerra sem precedentes no continente e sequestrou o presidente Nicolás Maduro e a primeira-dama Círia Flores, alegando uma ação de combate ao terrorismo, em tempo que realizou a destituição de um chefe de Estado de forma direta e invasiva.

Ao contrário da longínqua história de uma atuação sorrateira e ardilosa intermediada por agentes da CIA e das direitas no continente, o governo Trump promoveu o bombardeio direto em território venezuelano, que se desdobrou inclusive na morte de civis. A ação imperialista histórica de captura de recursos naturais na América do Sul mostrou a continuidade de sua atuação colonialista, contando com uma ampliação de alianças capitalistas. O ataque à Venezuela apresenta uma movimentação do governo Trump de tentativa de extensão do poder imperialista sobre a América Latina, ameaçando sua estabilidade econômica, política e militar.

Manifestamos toda solidariedade ao povo venezuelano que atravessa esse momento de conflito e instabilidade e convocamos a todos a acompanharem as notícias sobre os acontecimentos, divulgando as versões distantes da grande mídia. Aguardamos do governo brasileiro um posicionamento forte e coerente diante da situação de crise na qual a América Latina se encontra.

Abaixo ao imperialismo.

Feira de Santana, 03 de janeiro de 2026.

Leia Também