Uefs tem retorno das atividades presenciais aprovado de forma gradual

07/10/2021

Ouvir a matéria:

Pauta foi amplamente discutida em assembleia docente

As etapas e critérios para executar o Plano de Retomada das Atividades Presenciais na Uefs foram aprovados pelas diretorias da Adufs e do Sintest e pela Administração Central da universidade, em reunião realizada na última quinta-feira (30). O retorno, feito por meio de um processo paulatino, começou neste mês com a volta de 20% do número de pessoas (servidores/terceirizados/estudantes) que circulam na unidade simultaneamente. Outubro marca o começo da fase dois das cinco definidas para este Plano, que foi acatado pela diretoria da Adufs após contemplar o que fora pontuado na assembleia docente realizada em 28 de setembro. 

 

Conforme o documento, a evolução para uma nova etapa do Plano de Retomada das Atividades Presenciais dependerá das seguintes condições: estabilização e melhoria dos indicadores epidemiológicos e assistenciais de Feira de Santana, adesão da comunidade universitária às medidas comportamentais; monitoramento eficaz; mais a contenção de casos da Covid-19 nas unidades extra-campus e na universidade. Também existe a possibilidade de retorno à fase anterior, caso haja agravamento dos indicadores epidemiológicos e assistenciais da cidade e/ou ocorrência de casos da Covid-19 na Uefs.

 

Na reunião, a Administração Central informou estar se reunindo com o objetivo de sistematizar um protocolo para monitoramento, a ser feito pelo Serviço de Saúde Universitário (Sesu), das pessoas que entram no campus. Segundo o reitor Evandro do Nascimento, há um convênio entre a instituição e o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) para a testagem das pessoas, mas como existe uma cota semanal, a prioridade são as equipes que frequentam as Clínicas Odontológicas, atualmente utilizadas para as aulas práticas dos cursos de Odontologia. Nesses espaços, ainda conforme a Administração, os protocolos de seguranças estabelecidos pelas autoridades em saúde são cumpridos com o uso de álcool gel, máscara e face shield, além de testagens.

 

O Plano de Retomada das Atividades Presenciais prevê cinco fases: zero, que marcou o início da pandemia, com o desenvolvimento do Plano de Contingência - Manutenção do Patrimônio e dos organismo vivos em laboratórios; etapa um, que envolveu a retomada das atividades essenciais para pouco mais de 40 disciplinas, quase a totalidade delas do Departamento de Saúde (Dsau). Esta fase, em vigor até 21 de dezembro, foi aprovada pela Comissão Sanitária Geral e Comitê de Crise; mais a etapa 2, com o retorno, este mês, de 20% do efetivo dos servidores aos trabalhos. Na fase três, está previsto o retorno de 40% da equipe da Uefs, mas ainda sem a definição se será somente servidores; e, na etapa quatro, o aumento gradual das atividades presenciais até o retorno pleno.

 

Sempre alerta

Os professores da Uefs concordaram com a etapa que prevê o retorno gradual das atividades presenciais neste mês, mas alertam que a conjuntura atual ainda exige cautela. O fato mais recente que reforça a necessidade de cuidados foi o anúncio do governador Rui Costa, no dia 30 e setembro, do adiamento das aulas 100% presenciais, previstas para o mês de outubro, por conta do aumento de casos ativos de Covid-19 registrado na Bahia. O retorno só voltará a ser analisado pelo governo quando houver queda nas estatísticas.

 

Associada à expansão no número de contaminados, há outros elementos a serem considerados: nem todos os discentes tiveram acesso à segunda dose; o protocolo que envolve a permanência de pessoas no campus é complexo e exige recursos que talvez a universidade não tenha condições financeiras para arcar, por conta do subfinanciamento imposto pelo governo estadual; ainda não há uma resposta concreta sobre como lidar com o acesso de integrantes do movimento anti-vacina ao campus. Por enquanto, os gestores da Uefs acompanham a tramitação, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), de um Projeto de Lei que prevê a obrigatoriedade da imunização dos servidores. A proposta é que o PL contemple também os discentes; entre outros pontos.

 

Os docentes seguirão atentos e acompanhando cuidadosamente cada etapa a retomada presencial das atividades, sempre reafirmando o posicionamento do ANDES-SN, e referendado em assembleia, de que a prioridade é a defesa da vida.

Leia Também