Eleita Chapa Adufs Autônoma e Democrática

10/02/2017

A Chapa 1 - Adufs Autônoma e Democrática, única inscrita no pleito eleitoral para a escolha da nova Diretoria e do Conselho Fiscal da Associação, biênio 2016-2018, foi eleita com 180 votos. Dos 185 professores que compareceram às urnas, a Comissão Eleitoral, aprovada em assembleia, contabilizou quatro votos brancos e um nulo. Conforme o Regimento da entidade, a nova diretoria será empossada em assembleia extraordinária que deve acontecer em março. A votação foi realizada nos dias 8 e 9 deste mês, assim que retomadas as atividades acadêmicas na Uefs. Veja aqui a nominata.

A professora Eduarda Costa Sena, do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF), fez questão de votar logo na manhã do primeiro dia das eleições. Para ela, o processo “é um espaço democrático de participação das decisões da categoria e de fortalecimento da luta do Movimento Docente”.

Rosa Eugênia Vilas Boas conta que desde 2011, quando começou a fazer parte do quadro docente da instituição, procurou o sindicato para filiar-se e participar das decisões tomadas pelo conjunto dos professores. “Mesmo havendo somente uma chapa inscrita, fiz questão de comparecer às urnas porque é importante o envolvimento no cotidiano do nosso sindicato. A Adufs me representa, então, preciso ajudar a construir as suas atividades”.

Para Edson do Espírito Santo, diretor da Adufs e um dos membros da Comissão Eleitoral, “o processo é um momento em que a categoria, para além do voto, pode fazer um balanço da gestão e falar sobre as perspectivas para o próximo grupo. Também aponta para a tarefa de cada vez mais reforçarmos o sindicato enquanto instrumento legal e legítimo de luta, e de avançarmos em uma campanha para novas filiações”.

Também membro da Comissão Eleitoral, Amanda Leite Novaes fez uma avaliação positiva do processo, principalmente se considerado que iniciou em 2016, mas teve de ser finalizado este ano após a retomada das atividades acadêmicas. “A campanha e votação ocorreram este mês, em meio ao retorno das aulas para término do semestre, mas, ainda assim, tivemos uma participação significativa da categoria. A presença dos professores nas urnas mostra que eles estão interessados em construir e referendar a nossa luta. Na conversa com os docentes, vemos que a eleição vai além do voto, pois temos a oportunidade de dialogar de uma maneira ainda mais próxima à categoria, que aproveita para colocar suas demandas”, disse, acrescentando que a colaboração dos fiscais e demais professores foi fundamental para o êxito dos trabalhos.

Na semana da eleição, a Assessoria de Comunicação da Adufs produziu um Boletim Especial sobre o assunto. Leia.

Veja o mapa de apuração.

Representação Consepe
Paralela à eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal foi realizada a eleição para a escolha da representação docente no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uefs (Consepe), biênio 2016-2018. Tânia Regina dos Santos Silva, do Departamento de Ciências Biológicas (Dcbio), única participante do pleito para a classe Titular, foi eleita com 28 dos 34 votos depositados nas urnas. Do total, quatro foram brancos e dois nulos.

No entanto, ainda há vagância para as classes Pleno, no Consepe, além de Assistente e Pleno, no Consu, que devem ser preenchidas ainda no semestre 2017.1, assim que divulgado novo edital.

Durante a votação para a diretoria e representação no Consepe, além das urnas distribuídas nas cantinas dos módulos III e V, a Comissão Eleitoral disponibilizou uma urna itinerante.

Veja o mapa de apuração. 

Comissão Eleitoral também passou em sala com urna itinerante

Leia Também