GTPCEGDS e GTSSA realizam roda de conversa sobre saúde mental para marcar setembro amarelo
03/10/2025
Nesta quarta-feira, 1º de outubro de 2025, a Adufs, através do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) e Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA), realizou a Roda de Conversa “Suicídio e Condições de Vulnerabilidade”. A atividade ocorreu em decorrência das ações do Setembro Amarelo, que é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio.
Além de entidades e a comunidade acadêmica, foram convidadas(os: a professora Dailey Oliveira, enfermeira e docente da UEFS, doutoranda em Saúde Coletiva, pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de estudos sobre Vulnerabilidade e Saúde (NIEVS/UEFS); e o psicólogo e psicanalista Paulo Bueno, doutor em Psicologia e pesquisador do Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Sociedade.
Foi um espaço importante para discutir formas de abordagem de um tema complexo como o do suicídio e os impactos do comprometimento da saúde mental para as populações mais vulnerabilizadas.
Foi destacada a importância de ampliar os espaços coletivos como estratégia de escuta ativa, desde que seja qualificada, para contribuir com as frentes de prevenção. Sobretudo, construindo possibilidades que não se limitem apenas à medicalização, considerando a apropriação deste recurso pela indústria com objetivo exclusivo de lucro, em detrimento da saúde coletiva.