Fórum das ADs cobra posicionamento dos reitores sobre as investidas do governo

17/03/2016

Em reunião com os reitores, o Fórum das ADs discutiu a retirada de direitos trabalhistas, por parte do governo estadual, e cobrou das administrações um posicionamento público frente aos ataques de Rui Costa às Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) e à carreira docente. 

O Fórum reivindica providências urgentes para o restabelecimento imediato do adicional de insalubridade nos salários dos professores; a garantia da concessão da licença sabática aos docentes que completaram sete anos ou mais no efetivo exercício do magistério superior, antes da lei estadual 13.471/2015; e a publicação das portarias e a implementação das progressões em folha dentro do prazo estabelecido pela universidade.

Também solicita que os reitores assumam como pauta urgente a desvinculação das vagas por classe, o que permitirá o fluxo das promoções, e cobra posição contrária aos impeditivos do governo à capacitação docente, a exemplo da licença-sabática e do gozo da licença-prêmio. Através de documento (Leia aqui), as ADs ainda exigem que as pautas sejam tratadas através de audiência com o governador. Os gestores informaram que o prazo para respostas ao documento será no dia 8 de abril.

A reunião entre Fóruns das ADs e de Reitores ocorreu segunda-feira (14), na Uneb, em Salvador.

Ato do dia 7 de abril
No dia 7 de abril, os professores das quatro Ueba irão paralisar as atividades acadêmicas e fazer um grande ato público (Leia aqui) em frente à Secretaria Estadual da Educação (SEC), para exigir que o governo inicie, de imediato, a negociação da pauta de reivindicações protocolada em dezembro (Leia aqui). Na ocasião, também irão à Governadoria solicitar audiência com Rui Costa.

“O governo precisa romper o silêncio de três meses e abrir rodadas de negociação. Envidaremos todos os esforços para impedir o desmonte das universidades e o desrespeito ao servidor público”, disse Adroaldo Oliveira, diretor da Adufs. Na Uefs, a paralisação do dia 7 de abril deve ganhar reforço dos demais membros da comunidade acadêmica na Assembleia Geral Universitária (AGU) que será realizada no dia 31 de março, às 14h, no canteiro central da instituição.

Funcionalismo
O Fórum das ADs também marcará presença na plenária da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), na próxima segunda (21), para discutir a unificação da luta do funcionalismo contra a política do governo, mais a possibilidade de participação de outras categorias no ato público a ser realizado no dia 7. Ainda na pauta, a exigência da reposição inflacionária nos salários. 

Leia Também