Chapa única para a próxima eleição da diretoria é homologada

31/03/2014

A Comissão Eleitoral Central (CEC) divulgou na última segunda (24) a homologação da chapa 1 “ANDES-SN – DE LUTA E PELA BASE”, única inscrita no processo eleitoral para a diretoria do Sindicato Nacional, biênio 2014-2016. Foi divulgada também a nominata completa com os 83 nomes que compõem a chapa, dentre eles o do professor Gean Santana, da Uefs, que deverá assumir na próxima gestão o cargo de 1º Vice-presidente da Regional Nordeste III. As eleições acontecerão nacionalmente, por votação direta e secreta, nos dias 13 e 14 de maio, nas Seções Sindicais.
 
MOBILIZAÇÃO NAS IFE
 
Uma semana após o Dia Nacional de Paralisação dos docentes das Federais, ocorrido em 19 de março, o MEC recebeu o Andes-SN e o secretário de Ensino Superior (Sesu) informou que está autorizado a discutir a reestruturação da carreira docente, a partir de questões conceituais. O secretário propôs que essa reunião fosse considerada como preparatória, com o objetivo de definir ‘os caminhos a trilhar’ para avançar na discussão. Marinalva Oliveira, presidente do Andes-SN, pontuou que esse pode ser um passo muito importante desde que seja garantido um horizonte para a discussão. “A discussão conceitual da carreira é primordial para nós, mas precisamos ter definido um calendário com início, meio e fim do processo. Vale lembrar que esse é um dos temas, mas temos outros três que resumem a nossa pauta e sobre os quais precisamos ter respostas”. 
 
Os diretores do Andes-SN foram enfáticos em reforçar a necessidade de um debate objetivo sobre os temas centrais da pauta e que as condições de trabalho e autonomia precisam ser tratadas nas negociações com a mesma celeridade e disposição. O 1º vice-presidente do Andes-SN, Luiz Schuch, ressaltou que o debate sobre carreira e valorização salarial estão interligados, mas que os outros dois temas também precisam estar na agenda.“Temos na mesa a nossa proposta construída diretamente pelos professores e ela contém algumas objetivações muito precisas, como uma linha só no contracheque, um piso definidor da tabela, steps constantes, a valorização da titulação em percentuais definidos e a relação entre os regimes de trabalho, com destaque ao regime de dedicação exclusiva, que nos permitem focar de imediato”, destacou.

Leia mais no Informandes.

Fonte: Andes, SN, com edição.

Leia Também