Adufs manifesta solidariedade às(aos) docentes da Universidade Estadual da Paraíba que estão em greve

16/10/2025

A Adufs vem a público manifestar solidariedade com as(os) docentes das Universidades Estaduais da Paraíba (Paraíba) que estão em greve desde o dia 22 de setembro de 2025, pela recomposição do orçamento da universidade, pelo pagamento do retroativo das progressões de carreira, pela realização de concursos para professor efetivo e pela instalação de uma mesa de negociação para discutir as perdas salariais de 22,9%, acumuladas nos últimos quatro anos.


Há cerca de um ano as negociações estavam suspensas por decisão unilateral do governo do Estado da Paraíba. Segundo informações da Associações das(os) Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (Aduepb), a dívida do retroativo das progressões de carreira das(os) docentes já ultrapassa mais de R$ 75 milhões, sem uma atualização, e é referente ao período de 2018 a 2023, quando ocorreu um congelamento nas progressões de carreira por meio da Lei Estadual Nº 10.660/16. 


No ano de 2024, houve a apresentação de uma proposta de acordo por parte da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que inclui 40% de deságio e parcelamento em 42 meses. Ocorre que as(os) professoras(es) rejeitam qualquer deságio e querem o pagamento atualizado dentro da gestão do governador João Azevedo.


A Adufs reforça sua defesa pela valorização da carreira docente, assim como pela ampliação do orçamento nas universidades estaduais, municipais e distritais.


Universidades Estaduais, Municipais e Distrital: quem conhece, defende.


Feira de Santana, 16 de outubro de 2025.

Leia Também