Jurídico orienta docentes para abertura de processos com solicitação de adicional de insalubridade

20/08/2025

Se você atua em condições insalubres, de forma habitual e contínua, têm direito ao adicional de insalubridade. É dever do Estado garantir condições laborais em consonância com critérios de não exposição a riscos químicos, físicos e biológicos. O direito à percepção do adicional de insalubridade só cessa com a eliminação ou neutralização das condições ou dos riscos que deram causa à concessão.


Você que  trabalha nessas condições e não deu entrada no seu processo administrativo, está acumulando mais prejuízos na sua carreira.


Apesar das dificuldades impostas pelo governo para a efetivação, a Assessoria Jurídica continua buscando estratégias para a garantia desse direito. A judicialização, nesse sentido, é indispensável!


Se você é docente filiada(o), se identifica com qualquer um dos perfis abaixo e ainda não buscou orientação da Assessoria Jurídica da Adufs, é aconselhável que o faça imediatamente:


✅ Trabalha em condições insalubres, mas nunca deu entrada no processo administrativo para requerer o adicional;

✅ Tem processo arquivado sem concessão do direito;

✅ Tem processo com decisão negativa há mais de 3 anos e ainda não refez o pedido. 


Os plantões do Jurídico ocorrem todas as terças-feiras, das 14 às 16 horas. O atendimento é feito após agendamento com a secretaria pelo telefone 75 98864 7205.

Leia Também