Reunião entre Adufs e Administração Central delibera sobre a publicação da fila de docentes para promoção
09/05/2025
Nesta quinta-feira, 08 de maio, a diretoria da Adufs se reuniu com a Administração Central para discutir pontos importantes relativos à carreira docente na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A pauta da reunião incluiu a discussão sobre a divulgação da lista de promoção, vagas para concursos, cotas raciais e outros trâmites internos.
Sobre a lista de promoção, a diretoria levou uma reivindicação que foi discutida em Assembleia, no dia 23 de abril, acerca da forma como a lista é divulgada na UEFS, somente com número de matrícula, diferente das demais universidades estaduais da Bahia. A solicitação da diretoria, de identificar os nomes para ampliar a transparência, foi atendida pela Administração que deve passar a divulgar a lista nominal nos próximos dias. A lista de promoção atualizada pode ser acompanhada pelo site da UEFS, na aba de servidoras(es) docentes da Pró-Reitoria de Gestão e Pessoas (PGDP).
Em relação às vagas para concursos, a Administração informou que foram autorizadas 21 vagas para a UEFS, número que é insuficiente para a instituição. A Adufs solicitou um levantamento da demanda em que seja identificado também o percentual de docentes que atuam no Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) e se algum está ocupando as chamadas vagas reais, que dizem respeito à vacância por aposentadoria ou morte. Os dados devem ser levados para as mesas de negociação do Fórum das ADs com o governo.
As judicializações que têm ocorrido para contestação da convocação de candidatas(os) nas vagas reservadas para cotistas nos últimos concursos, também foram discutidas. Foi informado que os processos seguem em tramitação, com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) recorrendo. A reitora Amali Mussi comunicou que os editais para os próximos concursos devem conter informações ainda mais detalhadas sobre como se darão as convocações afim de evitar novas judicializações. Apesar disso, foi evidenciado que, caso elas ocorram, a PGE seguirá recorrendo, já que a Administração defende a garantia da reserva de vagas como princípio.
A diretoria questionou ainda sobre a circular que solicitava a apresentação do docente à PGDP no retorno do afastamento superior a 180 dias para pós-graduação ou afastamento sem vencimento, uma vez que essa competência é dos departamentos. A Administração concordou em manter o procedimento no formato como está atualmente, com os departamentos sendo responsáveis por receber o docente no retorno. Além disso, a Reitoria vai desenvolver uma cartilha informando sobre os procedimentos burocráticos no retorno dos referidos casos de afastamento.