ANDES-SN disponibiliza Caderno de Textos do 69º Conad
A Secretaria do ANDES-SN divulgou, na última sexta-feira (12), o Caderno de Textos do 69º Conad do Sindicato Nacional. Com o tema central “Guarnicê a luta pela educação pública na terra da ...
A busca pela garantia do pagamento de adicional de insalubridade para docentes que atuam em áreas insalubres tem sido uma demanda recorrente para a Assessoria Jurídica da Adufs. Este é um enfrentamento político que é assumido pelo Fórum das ADs diante dos riscos iminentes a que a categoria docente é submetida no cotidiano de trabalho, sem o reconhecimento do Governo do Estado acerca da questão.
Em
ação individual de docente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
é relatado que após saída para a pós-graduação, no ano de 2011, a professora
teve o adicional de insalubridade retirado no seu retorno, em 2014, mesmo dando
continuidade às atividades em iguais condições de risco. Vinculada ao
Departamento de Saúde, a docente recebia adicional de 40% em decorrência do
trabalho realizado com agentes insalubres e perigosos na área de infectologia,
com pacientes portadores de doenças graves como tuberculose, pneumonia e
hanseníase. Em 2016, quando o pagamento foi retomado, no entanto, passou a receber somente adicional de 30%. Através da judicialização, foi possível comprovar o
alto nível de exposição aos agentes de risco e garantir a retomada do pagamento
da porcentagem de 40%, bem como o
pagamento dos valores referentes ao período em que não usufruiu do benefício.
As queixas referentes aos processos de insalubridade são diversas em
todas as Universidades Estaduais da Bahia. Em reunião de negociação
com o Fórum das ADs, representantes do governo continuaram a apresentar
resistência às demandas e informaram que uma portaria seria divulgada com novas
normas para a concessão do adicional, portanto as reivindicações acerca do tema
seriam tratadas somente após a publicação. Ocorre que, até o momento, a
portaria não foi publicada e o governo mantém sua postura autoritária de negar
o direito deliberadamente.
Junto às Assessorias Jurídicas, o Fórum das ADs vem articulando ações
para aumentar o enfrentamento através de soluções coletivas para pressionar o
governo do Estado. Além disso, na Adufs, ações individuais e coletivas seguem
em tramitação para tentar reduzir os prejuízos acumulados pela categoria.
Os plantões do assessor jurídico Danilo Souza Ribeiro ocorrem nos formatos remoto e presencial, majoritariamente, às terças-feiras. Na próxima terça (6), o atendimento será remoto, das 14 às 16 horas. Para agendar, a (o) docente filiada (o) deve enviar mensagem para o e-mail [email protected] ou para o whatsapp (75) 98864-7205. São agendados, no máximo, 10 atendimentos por plantão.
A Secretaria do ANDES-SN divulgou, na última sexta-feira (12), o Caderno de Textos do 69º Conad do Sindicato Nacional. Com o tema central “Guarnicê a luta pela educação pública na terra da ...
Na quarta-feira, 17 de junho, o Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF) realizou o Seminário "Universidade, autonomia, extensão e inovação: perspectivas e contradições" com a ...
Em decorrência da suspensão das aulas no período dos festejos juninos, não haverá expediente na sede da Adufs entre os dias 22 e 26 de junho. Reabriremos na segunda-feira, 29 de junho, às 08 ...
Em reunião realizada nesta quinta-feira, 11 de junho, a Comissão da Sede apresentou para a Administração Central a deliberação da Assembleia Docente que ocorreu no dia 02 de junho. Na ocasião, ...