Adufs e Comob realizam ato conjunto em Dia de Defesa das Universidades Estaduais da Bahia

20/10/2023

Em frente ao pórtico da universidade, docentes e estudantes fizeram um ato público em defesa das UEBA. A atividade faz parte de um conjunto de ações que vem sendo desenvolvidas pelo Fórum das ADs para intensificar as mobilizações pela pauta em defesa das universidades estaduais e pela categoria docente. Na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a atividade foi coletiva por deliberação da Assembleia Docente, em mais uma manifestação de apoio à greve estudantil e por entender que a pauta das (os) estudantes também é em defesa das universidades como um todo. A programação coletiva entre Adufs e Comando de Mobilização (Comob) continua no início da noite com uma atividade de formação, às 19 horas, em frente à Reitoria.

 

O diretor da Adufs e coordenador do Fórum das ADs, Elson Moura, concedeu algumas entrevistas durante o Ato para informar os motivos da paralisação, a pauta da categoria docente e a importância de apoiar a greve estudantil. Ele destacou que a responsabilidade da greve é do governo do Estado que vira as costas para as universidades ao dar continuidade a um projeto de destruição da educação pública e do funcionalismo público ao atacar direitos de servidoras (es) públicas (os), se negar ao diálogo com as categorias e não repassar orçamento suficiente para manutenção das atividades, bem como, para compensar as perdas que as categorias de servidoras (es) vêm acumulando. Somente entre professoras e professores, seria necessária uma recomposição superior a 35% para repor as perdas salariais. Além disso, o déficit oficial na categoria é de 137 docentes, o que resulta em sobrecarga de trabalho e falta de profissionais para ofertar disciplinas indispensáveis para a formação discente. Outra questão importante destacada pelo professor é a defesa da autonomia das universidades através da reivindicação pelo fim da lista tríplice. O Movimento Docente defende que as eleições para gestão das universidades sejam iniciadas e finalizadas no âmbito da comunidade acadêmica, sem possibilidades de intervenção externa.

 

Junto ao Fórum das ADs, o Movimento Docente vem apresentando uma série de reivindicações que estão na pauta 2023 de forma sistemática, ainda assim o governo do Estado se nega a avançar no diálogo chegando ao ponto de tentar barganhar direitos da categoria. Em nota, o professor Elson Moura, diretor da Adufs e coordenador do Fórum das ADs já havia declarado a insatisfação do Movimento Docente com o governo do Estado. Esta insatisfação se torna ainda mais grave diante do fato de que hoje temos um governador que é professor de uma universidade estadual. “O mínimo que a gente espera é que Jerônimo rompa com o histórico de desvalorização da UNEB, UEFS, UESB e UESC, que foi o que aconteceu nos 8 anos de gestão de Rui”, afirmou

 

Formação Política

 

Já na programação da noite, a atividade ocorreu em frente à Reitoria. Foram convidados o professor de História, Lázaro Souza; o vereador Jhonatas Monteiro; e também o professor de História e servidor técnico da UEFS, Pedro Alberto Gomes.

 


A atividade que teve como tema Formação Política – Espaço de formação sobre histórico de greve na UEFS foi uma oportunidade para troca de experiências e relatos sobre momentos importantes para a formação política e construção de mobilizações no movimento estudantil da universidade. O Comando de Mobilização (Comob) segue com atividades durante toda a semana. Confira:

 


Sexta-feira (20)

 

18h – Momento de Socialização na Praça do Borogodó.

 

Sábado (21)

 

8h – Panfletagem no Centro;

14h – Tarde de Oficinas.

 

Domingo (22)

 

14h – Tarde de Oficinas.

 

Leia Também