Paralisação docente será discutida em assembleia na próxima terça (4)

29/03/2023

A luta pelo reajuste salarial é uma pauta que o movimento docente vem travando com diversos governos nos últimos anos. A expectativa pela retomada das negociações a partir dos últimos diálogos estabelecidos com o secretário estadual das Relações Institucionais (Serin) enfatiza a necessidade de ampliar a pressão para que a categoria chegue a resultados objetivos de redução dos prejuízos acumulados. 


Com perda salarial que justifica a reivindicação de reajuste na ordem 53,33%, a categoria tem sido extremamente penalizada, com seu poder de compra reduzido diante de altas constantes nos preços de itens básicos. A presença nas mobilizações e na construção das estratégias da luta é fundamental para fortalecer o movimento e somar forças para ampliar a resistência. As muitas conquistas do movimento docente foram conseguidas por meio de enfrentamentos coletivos, construídos por muitas mãos.

 

Assumir o compromisso com a defesa da educação pública é participar da construção da luta cotidianamente, se comprometendo também com o apoio efetivo daquelas e daqueles que estão assumindo os frontes, muitas vezes, em detrimento do aprimoramento das suas carreiras acadêmicas e/ou do maior convívio com familiares. Os ganhos obtidos são coletivos e serão ainda mais substanciais se a força da categoria se apresentar de forma contundente. Para tanto, é preciso participar, colaborar com as discussões, ir às manifestações, ter voz ativa dentro de um sindicato que se coloca à disposição da categoria e de portas abertas para professoras e professores que se dispunham a somar na defesa da educação pública, sobretudo, das universidades estaduais baianas.

 

Na próxima terça (4), a Adufs novamente convoca a categoria para realizar sua primeira assembleia presencial depois da pandemia, às 16h45, no Auditório 3, módulo IV. A presença de cada docente é fundamental para aprovar a realização de mais uma paralisação com objetivo de forçar a reabertura da mesa de negociação com a principal pauta de reajuste salarial. A pauta completa é a seguinte:

 

1.      Informes; 2. Eleição da Adufs; 2.1 – Solicitação de extensão do período da gestão da atual diretoria; 2.2 – Calendário e comissão eleitoral;

2.      Pauta de reivindicações das Ueba e reuniões com o governo; 3.1 – Calendário de atividades do Fórum das ADs; 3.2 – Paralisação dia 12 de abril;

3.      Prestação de Contas – Conselho Fiscal;

4.      O que ocorrer.


Confira o edital da assembleia que será realizada na próxima terça (04). 

        

        Aguardamos professores e professoras para, juntos, discutirmos os rumos do movimento. 

Leia Também