Diretoria convida a categoria para discutir o Caderno de Textos do Congresso do ANDES

27/01/2023

Ouvir a matéria:

A diretoria da Adufs convida as (os) docentes para debaterem, na próxima terça-feira (31), o Caderno de Textos do  do 41º Congresso do ANDES-SN. A reunião acontecerá no formato híbrido, às 9h, na sede da Adufs. O link de acesso à sala virtual será enviado às (aos) professoras (res) via email, no dia da discussão. Na ocasião, os presentes também irão dialogar sobre o anexo a este caderno principal, um complemento com mais 29 textos. Ambos materiais irão orientar os diálogos e as deliberações do congresso do Sindicato Nacional.

 

O Caderno de Textos disponibiliza, previamente, o conjunto de propostas em debate, dentro do temário proposto pelo Congresso - Tema I – Conjuntura e Movimento Docente, Tema II – Planos de Lutas dos Setores, Tema III – Plano Geral de Lutas e Tema IV – Questões Organizativas e Financeiras. Professoras (es) de todo o país estarão reunidas (os) em plenárias e grupos mistos, no 41º Congresso, a fim de amadurecer as discussões sobre tais assuntos. Ao final do encontro, definirão as prioridades e ações para 2023, na forma de uma agenda de lutas a ser apresentada à categoria.

 

O 41º Congresso do Sindicato Nacional acontecerá de 6 a 10 de fevereiro deste ano, na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco (AC). Instância máxima de deliberação da categoria, o encontro tem como tema central “Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora”.

 

Leia o Caderno de Texto. 


Leia o Anexo ao Caderno de Textos 

 

Delegação da Adufs

A escolha das (os) delegadas (os) e suplentes para representar a Adufs no 41º Congresso do ANDES-SN foi pauta da assembleia realizada no dia 10 de novembro do ano passado. Foram eleitos seis delegados, sendo um indicado pela diretoria, além de quatro suplentes. A professora Reinalda Oliveira foi indicada pela diretoria. Como delegados, os presentes à assembleia elegeram: Acácia Batista, Elson Moura, João Diogenes, Eurelino Coelho e Jucelho Dantas. Os suplentes são: Gean Santana, Antônia Almeida, Afonso Mancuso e Rosevaldo Ferreira.

 

A referida assembleia também discutiu a permanência do ANDES-SN na base de filiados da Central Sindical e Popular (CSP-CONLUTAS), pois a pauta será tratada no 41º Congresso do ANDES-SN. As (os) professoras (es) da Uefs aprovaram o encaminhamento da diretoria da Adufs, que defendeu a continuidade da filiação do Sindicato Nacional à CSP-CONLUTAS. A defesa pela permanência levou em consideração diversos fatores, como a necessidade de manter a unidade da classe trabalhadora, diante da atual conjuntura do país, ameaçada pela crescente violência e a atuação de grupos de extrema-direita no Congresso Nacional e nas ruas, práticas antidemocráticas e a apologia ao fascismo. 


Antes de remeter esta pauta à assembleia, a diretoria da Adufs organizou, no dia 13 de outubro, uma mesa cujo tema foi: O papel das centrais sindicais no fortalecimento da classe trabalhadora:CSP-CONLUTAS em debate. A professora Sandra Marinho (Ufba) apresentou elementos que justificaram a permanência do ANDES-SN como filiado à CSP. Já a professora Márcia Lemos (Uesb) trouxe à reflexão justificativas para a desfiliação. A realização desta atividade foi deliberada pelo Sindicato Nacional às seções sindicais.  A escolha do tema foi motivada pelas posições acaloradas da categoria em todo o país, ao longo de alguns anos, a favor da permanência e contra a continuidade do ANDES-SN na Central.

Leia Também