Dia da Consciência Negra foi lembrado com ato contra o racismo e em defesa da democracia

19/11/2022

Ouvir a matéria:

Durante a mobilização em referência ao Dia da Consciência Negra, neste sábado (19), Elson Moura, diretor da Adufs, reafirmou a necessidade de derrotar o bolsonarismo nas ruas, o que implica, também, na luta pelo combate ao racismo. O docente ainda citou dados que revelam ser a população negra a maior vítima da violência, inclusive no estado da Bahia. Moura fez referência à professora e filósofa Angela Davis para conscientizar aos presentes sobre a necessidade de ser militante antirracista.


 

Ato deste sábado (19)

Entendendo que com racismo não há democracia, entidades, movimentos sociais, partidos políticos e estudantes endossaram a mobilização deste sábado (19). O ato unificado foi realizado em frente à Prefeitura Municipal de Feira de Santana, para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, lembrado em 20 de Novembro. A banda Afro Pop Tambores Urbanos ampliou ainda mais o alcance do protesto.

 

Ainda como parte das atividades alusivas à data, será realizada no domingo (20), às 8h30, uma panfletagem na feira livre da Estação Nova. O mote da mobilização deste ano foi: Por um Brasil com Democracia e sem Racismo, conforme estabelecido nacionalmente pelo movimento negro.

 

Em Feira de Santana, a mobilização foi definida em plenária do Movimento Juntos pelo Brasil contra o Fascismo, que contou com a participação do Movimento Negro Unificado (MNU) e da Frente Negra Feirense (FRENE). O Movimento Juntos pelo Brasil contra o Fascismo é composto por representantes de diversas entidades, partidos políticos e movimentos sociais do município, incluindo a diretoria da Adufs.


Veja as fotos e vídeos nas redes sociais da Adufs.

Leia Também