Administração Central propõe transporte em dois horários

26/05/2022

Ouvir a matéria:

Encontro foi uma solicitação dos servidores

O transporte para deslocamento entre Salvador e Feira de Santana foi pauta de reunião entre servidores e a Administração Central da universidade, na quarta-feira (25), na Reitoria. Após diálogo, os gestores da instituição fizeram duas propostas; uma relacionada ao atual contrato e, a segunda, envolve o novo contrato a ser firmado via processo licitatório entre a instituição e o futuro prestador de serviço. O encontro é resultado da solicitação feita pela diretoria da Adufs, encaminhada após reunião com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (Sintest) e servidores, realizada no dia 5 de maio, com o objetivo de resolver o imbróglio relacionado à oferta do serviço. A Adufs foi representada na discussão de quarta (25) pelos diretores Elson Moura e Gean Santana.

 

A Administração propôs que enquanto vigorar o atual contrato de prestação de serviços para deslocamento entre Salvador e Feira de Santana, garantirá dois ônibus de 50 lugares cada, com saída da capital baiana às 6h e em outro horário a ser acordado com os servidores. O intuito é permitir um horário a mais aos servidores que podem chegar à Uefs mais tarde e, a partir do uso dos veículos, ter mais elementos para planejar a distribuição dos trabalhadores no transporte. O contrato em vigor, cujo modelo é por dispensa emergencial, finaliza os seis meses de duração no dia 21 de agosto deste ano.  

 

A segunda proposta é que as diretorias da Adufs e do Sintest formem uma comissão, composta por dois representantes de cada entidade, para discutir, juntamente com membros da Administração Central, o modelo do novo contrato de prestação de serviços, a ser feito através de licitação. Para garantir a continuidade da oferta do transporte entre ambas as cidades, sem interrupção do serviço, o processo licitatório deve iniciar até o recesso junino. O contrato via licitação tem duração de um ano, podendo ser renovado durante cinco anos.

 

Fala da diretoria da Adufs

No início da reunião com a Administração, a diretoria da Adufs registrou que no novo contrato constem itens que garantam plenamente o direito dos servidores e o fornecimento do transporte através do ônibus aos sábados. Os encaminhamentos foram indicados na reunião entre as diretorias da Adufs e do Sintest com servidores, ocorrida em 5 de maio. A diretoria também apresentou um documento contendo as recomendações para a contratação do transporte, enviado à Adufs no dia 11 deste mês por docentes que utilizam o serviço. Entre as recomendações está a redução no número de assentos dos veículos de 50 para 46, atendendo aos requisitos de segurança e ergonomia.

 

Outro assunto abordado pela Adufs na reunião foi a retirada do item 17.10 do Edital de Concurso Público N° 01/2022. Conforme o item, “A Universidade não se obriga a arcar com despesas de deslocamento, alimentação e estadia de Professor no exercício, não domiciliado no município sede do campus universitário”. Segundo o reitor Evandro do Nascimento, não há amparo legal para que a Uefs garanta o custo da estadia do professor não residente em Feira de Santana. O serviço já prestado pela Casa do Professor e o auxílio-alimentação, no entanto, estão assegurados.

Leia Também