Assembleia aprova calendário eleitoral para a gestão 2014-2016

29/10/2014

Em assembleia realizada ontem (28), professores e professoras aprovaram o calendário eleitoral para as eleições da próxima diretoria da entidade. A plenária discutiu ainda sobre os pontos de pauta referentes à luta docente e encaminharam demandas relacionadas à mobilização contra a redução do orçamento de 2015. Sobre as eleições para o biênio 2014-2016, a plenária aprovou, após apreciação, o Regimento Interno que regerá o pleito. De acordo com a decisão, a inscrição das chapas acontecerá do dia 3 a 14 de novembro e o período de campanha entre os dias 17 a 28 de novembro. A votação ficou definida para ser realizada nos dias 3,4 e 5 de dezembro. A Comissão Eleitoral será composta pelos professores Eurelino Coelho (Dchf), Carlos Brandão (Dcbio) e a professora Marjorie Nolasco (Dexa). Na suplência foram indicados os nomes da professora Joselisa Chaves (Dexa) e do professor Jossel Santos (Dcis). A primeira reunião para organizar o pleito será na quinta-feira (30). O Edital da eleição também será divulgado pela diretoria da Adufs nesta quinta (30) em acordo com o Regimento da Associação. A posse da nova diretoria será dia 11 de dezembro.

No ponto de pauta sobre as negociações com o governo, a plenária avaliou o cenário com o qual a educação pública estadual deve se deparar em 2015. Se aprovada a redução no orçamento para manutenção e investimento, a crise que se estende há anos sobre as universidades estaduais se agravará, o que exigirá respostas firmes da comunidade universitária. Nessa perspectiva, a plenária manteve o indicativo de greve já aprovado em maio desse ano, unificadamente com as outras três ADs. A compreensão foi de que o fortalecimento da luta junto aos técnico-administrativos e estudantes será fundamental para o enfrentamento com o governo petista eleito que, na campanha, já demonstrou seu descaso para com a Educação Superior estadual.

A plenária aprovou também os indicativos do Fórum das AD’s, que terá um intenso calendário de mobilizações até meados de dezembro. Entre as ações aprovadas estão à ida a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), dia 6 de novembro pela manhã, para pressionar os deputados pela não aprovação da redução orçamentária prevista para 2015, e a realização de reunião do Fórum das 12 para o dia 07 de novembro às 9h, na Aduneb. Foi reafirmada a importância da cobrança pelo Fórum das ADs da reunião já prometida coma Saeb e SEC sobre a questão orçamentária, ampliação do quadro de vagas e andamento dos processos de promoção, progressão e mudança de regime de trabalho.

Para iniciar a discussão sobre a reivindicação de reajuste salarial para 2015, a Adufs reforçou o convite para ao seminário sobre carreira e campanha salarial 2015 que acontecerá no dia 13 de novembro, no auditório 3 do módulo IV, culminando com uma assembleia, dia 26 ou 27 de novembro, para a aprovação da pauta a aser encaminhada ao governo. Para Elson Moura, dirigente da Adufs e coordenador do Fórum das AD’s, a atual conjuntura requer “uma postura firme da categoria. O que está em jogo é a sobrevivência das Universidades estaduais. Precisamos reverter a política de redução do orçamento imposta pelo governo petista. De outro modo, nossas condições de trabalho serão ainda mais precarizadas e a qualidade do trabalho acadêmico ficará comprometida”.
 

Leia Também