Candidatas (os) a reitora (or) e vice-reitora (or) têm até esta sexta (24) para registrar chapa

24/02/2023

Ouvir a matéria:

As inscrições do processo eleitoral para a escolha da (o) próxima (o) reitora (or) e vice-reitora (or) da Uefs terminarão às 22h desta sexta-feira (24). A Comissão Eleitoral responsável por coordenar o processo fará um intervalo das 12h às 14h. O registro da chapa deve ser feito de forma presencial, na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da universidade (PPPG). O mandato será durante o quadriênio 2023-2027, sendo permitida a recondução ao cargo por igual período.


Para o professor Jucelho Dantas da Cruz, presidente da Comissão Eleitoral, a eleição fortalece ainda mais o processo democrático na Uefs. “A democracia nos espaços internos da instituição foi conquistada através da intensa mobilização dos servidores e discentes, em meio à pressão do regime militar, quando do processo de instalação da universidade, ainda na década de 70. Fomos forjados não somente nesta luta, mas no enfrentamento com o governo por uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada e pela autonomia universitária. Foi por conta do nosso compromisso com a Uefs que, hoje, docentes, estudantes e servidores técnicos podem escolher um reitor e que os votos de cada um têm o mesmo peso”, resgatou Dantas.


Além de Jucelho Dantas, integram a Comissão Eleitoral o docente Luiz Cláudio Costa Silva, vice-presidente; a servidora técnica Gisele Pinto Rocha Santos, primeira secretária; o discente Pedro Henrique Lima de Lima, segundo secretário, e o docente Carlos Eduardo Cardoso de Oliveira, terceiro secretário. Os membros são indicados pelas diretorias das entidades representativas dos professores, discentes e dos servidores técnicos, pela Administração Central da Uefs e pelo Conselho Superior da instituição (Consu).


Regras do processo eleitoral


Conforme o Regimento Eleitoral aprovado pela Resolução do Consu nº 080/2022, no ato da inscrição, além de indicar os nomes para os cargos da reitoria e da vice-reitoria, a (as) chapa (as) deve (em) apresentar alguns documentos, como o resumo do curriculum vitae de cada um dos indicados, proposta de trabalho, mais a previsão orçamentária de campanha com as fontes de financiamentos. A tabela tabela com as informações sobre o orçamento da campanha foi disponibilizada no site da Adufs no dia 16 de fevereiro. Podem votar servidores docentes, servidores técnicos e discentes da universidade.


O cronograma para as eleições estabelecido no Regimento Eleitoral ainda define os seguintes prazos:


 - Campanha: 4 a 31 de março


 - Debates: 14 e 30 de março, nos turnos diurno e noturno, respectivamente. Os horários serão divulgados assim que definidos pela Comissão Eleitoral.


- Votação: 3, 4 e 5 de abril, das 8h às 22h, ininterruptamente. Os locais de votação serão informados assim que definidos pela Comissão Eleitoral. 


 - Apuração dos votos: 5 de abril       


 - Proclamação dos resultados: 10 de abril        


Leia mais sobre o processo eleitoral. 

Leia Também