Mobilização de docentes e estudantes força retirada da Minuta privatista da pauta do CONSU
09/09/2026
Na manhã desta quarta-feira (09), professoras, professores e estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) realizaram uma mobilização durante a reunião do Conselho Universitário (CONSU) para forçar a retirada do ponto de pauta referente a apreciação da Minuta que regulamenta o Programa Institucional de Bolsas de Inovação Tecnológica (PROBITEC), o Programa Institucional de Bolsas de Apoio Técnico Tecnológico (PIBAT) e o Programa Institucional de Bolsas de Extensão Tecnológica (PIBET).
O ato foi um encaminhamento da Assembleia Docente realizada na terça-feira,08 de setembro, que deliberou pela realização de uma ação que impedisse o andamento da reunião, já que ela tinha pauta única. Diante da pressão das categorias presentes, as(os) conselheiras(os) acataram a solicitação de retirada do ponto da Minuta.
Embora a deliberação tenha ocorrido no dia anterior ao CONSU, a intervenção vinha sendo amadurecida há meses, com intensas reuniões e debates pela Seção Sindical acerca de Minutas apresentadas pela Administração Central. Durante o ato, que se configurou como uma importante vitória para a defesa da autonomia universitária, foi lido para as e os conselheiros uma carta com os motivos para a rejeição da Minuta: “A categoria docente reprova a Minuta em sua integralidade, por entender que não existe possibilidade de construção de um documento alternativo, uma vez que o caráter do texto original fere a autonomia universitária e abre um grave precedente para a mercantilização da educação pública ao permitir a intervenção de agentes externos que alteram significativamente a produção crítica do conhecimento voltada para interesses sociais”.
Nos próximos dias, a Adufs convocará uma reunião ampliada para debater os rumos da luta.
UEFS NÃO SE VENDE, SE DEFENDE!

