Adufs participa de Marcha das Mulheres Negras, em Brasília

28/11/2025

Após 10 anos, a capital federal voltou a ser palco de mais um evento histórico protagonizado por mulheres negras. Na terça-feira, 25 de novembro de 2025,  mulheres de todo o país marcharam por Reparação e Bem-Viver. Reafirmando a sua luta antirracista e de combate às desigualdades de gênero, a Adufs se somou aos movimentos sociais que organizaram este momento para fortalecer as reivindicações. 


Uma comitiva da Seção Sindical participou da Marcha com representantes da diretoria, Coletivo de Docentes Negras e Negros e do Grupo de Trabalho para Políticas de Classe, Étnico-Racial, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS). Junto ao Andes-SN, que apoiou a logística, as docentes compuseram a Comissão de Saúde e Segurança, prestando assistência para a realização da mobilização em condições adequadas para as milhares de mulheres presentes.


A Marcha das Mulheres Negras, que está na sua 2ª edição, faz parte do legado concreto de enfrentamento às opressões de gênero, raça e classe, sobretudo, pelas mulheres negras. Ela é organizada pelo Fórum Nacional de Mulheres Negras e pelo Comitê Impulsionador da Marcha.


A participação do ANDES-SN foi deliberada no 67º Conad, realizado em Belo Horizonte (MG). Desde então, a diretoria do Sindicato Nacional, por meio do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS), atuou de forma ativa nos encaminhamentos e na construção do processo organizativo, em diálogo com o Fórum Nacional de Mulheres Negras e com o Comitê Impulsionador da Marcha.


Leia Também