Adufs participa de ato pelo fim do genocídio da população negra

04/11/2025

Na sexta-feira, 31 de outubro, a Adufs foi às ruas protestar pelo fim do genocídio da população negra. A manifestação, que se concentrou em frente à Prefeitura de Feira de Santana, ocorre após brutal operação Contenção, do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), realizada em 28 de outubro, nos Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da capital fluminense, que deixou mais de 120 pessoas mortas, em sua maioria civis, e quatro policiais. O fim do genocídio da população negra é uma das pautas centrais do Andes-Sindicato Nacional, que vem sendo trabalhada através das ações do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe para Questões Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade Sexual.

A chacina que intensificou o terror nos últimos dias no Rio de Janeiro foi a maior da história, mas não foi a única e não será a última. A escalada da violência letal orquestrada pela segurança pública é um problema estrutural que assola todo o território nacional. Os massacres nas periferias estão em curso para dizimar, sobretudo, jovens negros, com anuência do Estado.

As estatísticas comprovam que as estratégias utilizadas para combater a criminalidade colaboram com o aumento desenfreado dessa violência. Segundo dados da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), 703 pessoas foram mortas por ações policiais no estado do Rio de Janeiro, em 2024, e outras 470 entre janeiro e agosto de 2025. Dessas, 86% eram pessoas negras.

À titulo de comparação, em Salvador, operações mataram 85 pessoas, somente em 2025. Todas eram negras. Importante ressaltar que estes são os dados oficiais. A Bahia é o estado mais letal para jovens negros.

A naturalização da violência como instrumento de combate ao tráfico, trabalha à serviço da validação da prática que só agrava ao problema, em vez de assegurar a vida de trabalhadoras e trabalhadores.

Protestar contra a matança que enfileira corpos negros cada vez mais jovens é um dever de todas(os) que estão comprometidas(os) com as lutas pelo bem-viver da população negra.


Presença de participantes do 64º Encontro da Regional Nordeste III


Somaram-se ao protestos, representantes do Andes-SN, Regional Nordeste 3, Fórum das ADs, Aduneb, Adusb, Apur e outras seções sindicais que vieram à Feira de Santana para participar do 64° Encontro da Regional Nordeste 3, sediado pela Adufs, nos dias 31 de outubro e 1° de novembro de 2025.

Leia Também