Publicadas promoções conquistadas pela luta do movimento docente
14/10/2025
Após promulgação da Lei 14.969/2025, em 8 de setembro, que redefiniu o número de vagas nas cinco classes da carreira do magistério superior do Estado e possibilitou o destravamento das promoções, finalmente o governo da Bahia publicou em Diário Oficial as promoções de docentes que estavam represadas há longo período.
As promoções foram publicadas em distintos dias durante a semana passada e uma última leva nesta terça-feira, 14. No dia 7 de outubro foram anunciadas as 35 promoções que compunham a lista da UESC. No dia 8 as 42 promoções previstas na UEFS e 179 de 181 previstas na UESB, com as duas últimas promoções dessa universidade publicadas no sábado, 11. Já na sexta, 10, ocorreram 65 promoções para pleno da UNEB e nesta terça, 14, foram 193 docentes com promoções nas demais classes publicadas.
O FAD ressalta que a conquista das 516 promoções docentes se deu após árdua luta da categoria em negociações com o governo realizadas por quase um ano. A vitória do movimento docente, no entanto, não encerra essa luta. Uma nova fila começa a se formar. A UNEB já possui 12 docentes aguardando promoção e a UESC outros cinco. Situação que também vivencia a UEFS e a UESB, com novos docentes pleiteando promoção.
O movimento docente deve se manter alerta para que não ocorra uma nova retenção de promoções. Todos e todas devem ter seus direitos garantidos. O FAD também segue em luta para que o fluxo das promoções possa ser efetivamente contínuo e para que ocorra a desvinculação de classe e vaga.
A luta sindical segue acesa e seguimos!
Fonte: Fórum das ADs.