Fórum das ADs se reúne e discute próximos passos da mobilização docente

23/09/2025

O Fórum das ADs se reuniu, nessa segunda-feira (22), na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), para avaliar a continuidade da mobilização da categoria nas próximas semanas. Estiveram presentes representantes das quatro ADs das Universidades Estaduais da Bahia (ADUSC, ADUFS, ADUNEB e ADUSB), além da Regional Nordeste III do ANDES-SN.


Após a rodada de informes, as professoras e os professores analisaram os pontos da pauta de reivindicações de 2025 que estão postos para negociação com o governo e iniciaram o planejamento para a construção da pauta de 2026.


Uma reunião com o governo agendada para 15 de setembro daria continuidade às negociações dessa pauta de 2025, mas foi desmarcada, sem nova data até o momento. O Fórum cobrou o agendamento durante a cerimônia de outorga da Lei nº 14.968/2025, sancionada em 08 de setembro do corrente, que aprovou as promoções docentes, e continua pressionando o governo pela retomada do diálogo.


Na reunião dessa segunda, um dos destaques foi a discussão sobre as promoções docentes, recentemente liberadas por lei que redefiniu o quadro de vagas. O movimento alerta que novas filas já estão se formando e reforça a necessidade da desvinculação vaga-classe para garantir que docentes tenham acesso a este direito previsto no Estatuto do Magistério Superior.


Também entraram em debate os temas que constam na pauta de reivindicações, mas que ainda não tiveram respostas do governo, como o adicional de insalubridade; retorno das licenças prêmio e sabática; autonomia financeira e administrativa; reforma da previdência estadual; e melhorias no Planserv. Pontos tais como; a retomada da contagem do tempo de serviço suspenso durante a pandemia; medidas voltadas para docentes mães e pais atípicos; além de outros assuntos também foram discutidos pelo fórum.


O FAD, ainda, iniciou o processo de elaboração da pauta de reivindicações de 2026, que deve incluir temas como salário, orçamento, concursos públicos e autonomia universitária. O documento final será debatido em assembleias e encaminhado ao governo ainda este ano.


O Fórum das ADs indica a necessidade de mobilização da categoria para garantir a continuidade da mesa de negociação e intensificar a luta em defesa dos direitos.

Leia Também