Adufs realizou Roda de Conversa em Dia Nacional Contra a Reforma Administrativa

12/09/2025

Na última quarta-feira, 10 de setembro, a Adufs realizou uma Roda de Conversa para discutir estratégias de combate ao avanço do projeto de Reforma Administrativa que tramita no Congresso Nacional. O encontro que envolveu diversas representações do serviço público do município e do estado, marcou o Dia de Mobilização Contra a Reforma Administrativa, organizado pelo Andes-Sindicato Nacional.


A urgência em retomar as articulações para barrar a Reforma se deu com o avanço da discussão no Congresso Nacional. Diferente do que vem sendo veiculado, a Reforma representa, sim, um grande problema para os serviços públicos, na medida em que tem como principal objetivo a transferência de investimentos para a iniciativa privada, o que pode gerar um impacto significativo na qualidade dos serviços ofertados para a população.


Além disso, o texto apresenta sinalizações de interferência nas carreiras do serviço público, como a tentativa de dar fim à estabilidade econômica, o que favoreceria situações de perseguição política. Outro grave retrocesso, seria o fim do concurso como forma de ingresso no serviço público, que abre a possibilidade para aumento de terceirização, apadrinhamento político e, por consequência, mais corrupção.


Durante a Roda de Conversa foi amplamente debatida a necessidade de mobilizar a população para enfrentar esta ameaça. Para tanto, foram encaminhadas uma série de atividades que devem ser realizadas coletivamente, entre elas estão: 


 - Marcar audiências públicas nos legislativos;

- Realizar mobilizações de rua e nos locais de trabalho para sensibilizar a população sobre o tema; 

- Ampliar a discussão com outros movimentos e entidades locais;

- Construir a mobilização em esfera estadual;

- Pressionar deputados federais;

- Construir uma nova plenária envolvendo categorias do serviço público.


Estiveram presentes na reunião representantes da Regional Nordeste III do Andes-SN, APLB Feira, Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Instituto Federal da Bahia (IFBA), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (SINTEST), Sindicato dos Trabalhadores NOS Serviços de Limpeza Pública e Particular Terceirizado de Feira de Santana (Sntralp), Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (ABED), Diretório Central dos Estudantes (DCE/UEFS), além de integrantes da base da Associação dos Docentes da UNEB (Aduneb) e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).

Leia Também