Adufs participa do Bando Anunciador com a campanha "Direito se cumpre!"
07/07/2025
Neste domingo, 06 de julho de 2025, a Adufs voltou às ruas de Feira de Santana para marcar presença no tradicional cortejo do Bando Anunciador. Com a campanha "Direito se cumpre", professoras e professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) desfilaram seu Bando Denunciador que reivindica a garantia de direitos que estão sendo negados pelo governo da Bahia.
Neste momento, a principal reivindicação da categoria é a garantia das promoções na carreira que já estão previstas no Estatuto do Magistério Público das Universidades do Estado da Bahia, mas não são asseguradas por este governo que, ao dar continuidade a práticas de gestões anteriores, interfere na autonomia das universidades, impedindo ou retardando o acesso a esse direito, o que resulta em mais prejuízos na carreira.
A campanha "Direito se cumpre!", no entanto, não se resume à promoção na carreira e engloba todo o item "Direitos" presente na Pauta de Reivindicações de 2025 do Fórum das ADs. O que inclui também as lutas pelo Adicional de Insalubridade; Retorno da Licença Sabática; Retorno da Licença Prêmio; Revogação de Reformas da Previdência; Melhorias no Planserv; Ampliação do quadro de vagas docentes; entre outros subitens que versam sobre melhores condições de trabalho no exercício da docência.

Mais sobre o Bando Anunciador
A festa popular, que ocorre no primeiro domingo de julho, leva esse nome por ser um cortejo que anuncia os festejos religiosos em homenagem a Senhora Sant'Anna, padroeira da cidade, que são realizados no mês de julho.
Organizado pela UEFS, através do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), desde sua retomada no ano de 2007, o Bando Anunciador tem reunido cada vez mais participantes que levam às ruas muita irreverência e manifestações políticas.