Adufs marca presença no Cortejo 2 de Julho com o bloco Direito se cumpre!

03/07/2025

Em mais um ano, o Fórum das ADs marcou presença no tradicional Cortejo 2 de Julho. Desta vez, com o bloco “Direito se cumpre!” para reivindicar a garantia do direito à promoção da carreira, mas também de outros muitos direitos que são cerceados pelo governo do Estado, como é o caso do adicional de insalubridade e licença prêmio. 


Em relação às promoções, atualmente as filas acumulam mais de 520 docentes em todas as universidades estaduais, o que resulta em mais prejuízos para a carreira docente. Ao impedir a promoção, o governo do estado descumpre o Estatuto do Magistério Público das Universidades do Estado da Bahia (Lei nº 8.352/2002), além de ferir a autonomia das instituições.


O Cortejo 2 de Julho é um momento de encontro em que reivindicações múltiplas são apresentadas por diversas categorias para reforçar o caráter de resistência da população baiana. Num misto de irreverência, celebração e protesto, milhares de pessoas ocuparam as ruas para rememorar as lutas travadas pela independência da Bahia e do Brasil. Nada mais oportuno para a data que um bloco que reforça a importância da garantia das leis para assegurar direitos conquistados.

Leia Também


Encontro das UEBA discute carreira docente

Dando continuidade aos trabalhos no XV Encontro das UEBA que ocorre nesta terça-feira, 1º de julho, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), foi realizada a mesa de discussão sobre Carreira. Sob ...

Saiba mais