Assembleia da Adufs aprova paralisações e moção de apoio à greve estudantil

20/10/2023

Na última segunda-feira (16), a assembleia da Adufs aprovou, por unanimidade, a realização de duas paralisações até novembro. As paralisações foram orientadas pelo Fórum das ADs para acontecerem nos dias 18/10 e 21/11, no entanto, em assembleia, as (os) docentes avaliaram que diante da conjuntura de greve estudantil na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) pode ser oportuno antecipar a segunda paralisação para data mais próxima. Esta data será avaliada em conjunto com as outras Associações Docentes em reunião do Fórum das ADs.


Outro destaque da assembleia foi a aprovação, também por unanimidade, da Moção de Apoio à Greve Estudantil. Leia a Nota na íntegra. O que até então eram declarações de apoio da diretoria se estendeu à categoria após ter sido aprovada pela instância máxima deliberativa da seção sindical. É importante lembrar que a participação na Assembleia da Adufs é aberta para toda a categoria, inclusive com direito a voto, mesmo daquelas (es) que não são filiadas (os).


Durante o ponto de Análise de Conjuntura diversas falas foram enfáticas ao repudiar as declarações feitas pela Administração Central logo após a ocupação da Reitoria pelas (os) estudantes, ocorrida em 11 de outubro. Numa nota recheada de inverdades sobre como teria ocorrido o processo de ocupação, que inclusive foi testemunhado por integrantes da diretoria que estavam no campus a convite do Comando de Mobilização para uma atividade formativa. Todo o processo foi ordeiro e não houve qualquer tipo de violência ao patrimônio como destacado na Nota.


Repúdio à Nota da Administração Central

Além disso, professoras e professores enfatizaram ainda que a Administração se comportou como um governo de direita ao denominar a ocupação de invasão, numa clara tentativa de criminalização do movimento. Além de defender o manifesto público do sindicato de demonstração de repúdio à nota, foi enfatizada a defesa aos movimentos sociais e contra qualquer tipo de retaliação às (aos) manifestantes que estão em processo democrático do exercício de seus direitos ao reivindicar melhorias para a universidade.


O respeito ao movimento estudantil foi amplamente verificado nas declarações, bem como a necessidade de fortalecer a luta em defesa das universidades estaduais da Bahia, não apenas pelas pautas exclusivas das categorias, mas por toda a comunidade acadêmica que vem sofrendo com o processo de sucateamento das instituições e com os ataques ao funcionalismo público. Leia a Nota da Reitoria na íntegra.


Incentivo ao avanço das negociações

Mais uma questão importante destacada na Assembleia foi a necessidade de avanço das negociações com uma escuta ativa das demandas de toda a categoria, bem como dos prejuízos que podem ser acarretados num processo de greve. Por isso, a Assembleia aprovou o nome da diretora da Adufs, Acácia Batista Dias, para compor uma comissão formada por membros do Conselho Universitário (Consu) para atuar na mediação entre Administração Central e Comob, uma vez que se faz necessária a celeridade do diálogo para que soluções sejam encontradas para atender as reivindicações, chegar a acordos e retomar o funcionamento pleno da universidade.


Indicações para o COP

Ainda na Assembleia foram indicados nomes para compor o Conselho de Orçamento Participativo (COP) pela Adufs. Foram escolhidos nove nomes da diretoria e nove nomes da plenária. Os nomes indicados pela assembleia foram: Saulo Rocha, Fábio Nunes, Fábio Dantas, Adroaldo Oliveira, Jucelho Dantas, Wellington Silva, Larissa Penelu, Marcelo Leon e André Uzêda. Já entre as (os) integrantes da diretoria, os nomes são: Acácia Batista Dias, Rosevaldo Ferreira, Álvaro Alves. Elson Moura, Edson do Espírito Santo, João Diogenes, Valdilene Gondim, Edinúsia Carneiro e Rodrigo Osório.

Leia Também