Nota de apoio à greve estudantil na UEFS

07/10/2023

Nesta sexta-feira, 06 de outubro de 2023, em Assembleia Geral dos Estudantes (AGE), o Movimento Discente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) declarou greve estudantil. A mobilização que teve início com o fechamento do pórtico na última terça-feira (3), com a presença de alguns cursos, alcançou um momento histórico ao reunir 1790 estudantes para discutir os rumos do movimento e decidiu pela paralisação das aulas, de forma democrática, através de votação. Na quinta-feira (05) um Conselho de Entidades de Base (CEB), que organizou a AGE, já tinha contado com a participação todas as entidades estudantis.

Na pauta de reivindicações das (os) estudantes: 1. Reposição por convocação e concurso de todo quadro efetivo de docentes; 2. Reformulação e reajuste imediato do "Mais Futuro"; 3. Ampliação da permanência estudantil, através do 1% da RLI; 4. Recomposição e ampliação do orçamento universitário para 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI).

Antes de qualquer coisa, é preciso enfatizar que a diretoria da Adufs reconhece a legitimidade da greve estudantil e a sua importância diante de um cenário que é de extremo descaso do governo do Estado e não se inicia na gestão atual. Temos denunciado ao longo dos últimos anos que os governos do Partido dos Trabalhadores (PT) comprometeram significativamente, entre outras coisas, o orçamento destinado às Universidades Estaduais da Bahia (UEBA), impactando diretamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A mobilização de agora é o resultado de gestões que não priorizaram a educação pública superior e colocou o desmonte das universidades públicas como um projeto nestes governos.

A greve estudantil da UEFS não é um movimento isolado, nem se distancia das demandas que vem sendo exaustivamente discutida pelo Movimento Docente. Os pontos que não estão expressamente registrados na Pauta de Reivindicações 2023, como as questões referentes ao Mais Futuro e a destinação de 1% da RLI para a permanência estudantil, são defendidos pelas (os) docentes, não apenas na forma de discurso, mas também por meio de apoio logístico às mobilizações já organizadas pelo movimento estudantil e organização de atividades conjuntas. Além disso, a Adufs tem endossado a participação de todas as categorias da comunidade acadêmica junto ao Fórum das 12 para fortalecer o movimento político coletivo em defesas das universidades estaduais.

A mobilização crescente de defesa das universidades públicas, neste momento,  resulta em paralisações também das atividades nas Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em tantas outras instituições do país, já se noticiam a organização de estudantes, o que é fundamental para ampliar as frentes de resistência no interior da comunidade acadêmica e na sociedade em geral. Do contrário, nos manteremos sob a ameaça constante de destruição destes patrimônios de toda população brasileira.

Na Bahia, o Movimento Docente, por meio do Fórum das ADs, fortalece a defesa das UEBA em mobilizações constantes que apontam para um momento de radicalização diante das constantes negativas do governo do Estado em dialogar com a categoria, somado aos prejuízos que se acumulam à carreira docentes com perdas salariais que ultrapassam 35% dos valores recebidos atualmente, de acordo com o Departamento Intersindical de Estática e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

Assim como ocorreu entre estudantes, reconhecemos a soberania da Assembleia Geral para tomar qualquer decisão que influencie diretamente nos rumos do movimento. Somente através da realização da instância máxima deliberativa será possível indicar de que forma efetiva o apoio a greve estudantil será operacionalizado, bem como, a agenda de mobilizações e paralisações, orientadas pelo Fórum das ADs, será estabelecida.

A Diretoria da Adufs reforça seu apoio a legítima greve estudantil e celebra as lutas que se desenvolvem na Bahia e em todo o Brasil em defesa do serviço público, das universidades e, sobretudo, da educação pública.

 Feira de Santana, 07 de outubro de 2023.

 

Leia Também