Adufs participa de posse de reitoria eleita para o quadriênio 2023-20027

25/05/2023

Quinta-feira, 18 de maio, foi realizada a cerimônia de transmissão de cargo da Reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). As professoras Amali Mussi e Evanilda Carvalho, respectivamente, Reitora e Vice-Reitora, foram empossadas no dia 16 de maio, em Salvador, numa cerimônia conduzida pelo governador Jerônimo Rodrigues. Na cerimônia de transmissão, realizada no Auditório da UEFS, o ex-Reitor, Evandro do Nascimento, conduziu os trabalhos após dois mandatos como Reitor.

 

O professor Elson Moura, diretor da Adufs, participou da cerimônia representando a Associação sindical. Logo na sua saudação, o docente lembrou da importância de ter duas mulheres à frente da Administração Central numa sociedade machista e misógina como a brasileira. A eleição de duas mulheres, uma delas negra, representa um considerável avanço no campo da representatividade e pode significar a implementação de políticas de incentivo à ampliação da participação feminina nos espaços de poder e decisão.

 

Em outro ponto importante da sua fala, o professor resgatou uma importante reivindicação histórica do movimento que é o fim da lista tríplice para garantir a autonomia das universidades, assegurando a vontade da comunidade acadêmica que escolhe suas (seus) representantes por meio do voto. Elson Moura destacou ainda a importância do diálogo para construção de uma universidade pública de qualidade para trabalhadoras (es) e estudantes.


Na presença de representantes do Governo do Estado, José Bites de Carvalho, assessor da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) e, Marcius Gomes, superintendente de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, o professor lembrou ainda que o atual governador é também professor da UEFS e conhece bem as demandas da Universidade e a pauta de reivindicações do Movimento Docente, o que aumenta a expectativa da categoria pela ampliação do diálogo. Diálogo este que foi possível construir ao longo dos mandatos do ex-Reitor, Evandro do Nascimento, e que o Movimento espera que seja mantido com as novas representantes da Administração Central.

Leia Também