Comissão Eleitoral Local divulga mapa de apuração das Eleições do Andes-SN na UEFS

17/05/2023

Nesta terça-feira (16), a Comissão Eleitoral Central (CEC) do Andes-SN promulgou o resultado das Eleições do Sindicato Nacional, confirmando a vitória da Chapa 1  Andes pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar foi a vencedora, com 7.058 votos. A Chapa 3 – Renova ANDES, obteve 6.763 votos e a Chapa 2 – ANDES-SN Classista e de Luta, 2.253. Foram registrados ainda 103 votos em branco e 174 nulos, de um total de 16.351 votantes.


Na última sexta-feira (12), a Comissão Eleitoral Local (CEL) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), junto às (aos) fiscais das três chapas concorrentes às Eleições do Andes-SN, fizeram a contagem dos votos depositados nas urnas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), nos dias 10 e 11 de maio. Apesar do atraso no início da votação, na quarta-feira (10), em decorrência da paralisação discente que inviabilizou o acesso à universidade, as Eleições ocorreram de forma tranquila, sem quaisquer prejuízos às (aos) eleitores.


Resumo das Eleições na UEFS

Em urnas localizadas nas cantinas dos Módulos 1, 3, 5 e na sede da Adufs, as eleições ocorreram até as 20 horas do dia 11 de maio. Lacradas pelas (os) fiscais no fim do horário, ficaram guardadas na sede da Adufs. Por orientação da Comissão Eleitoral Central (CEC), a apuração teve início somente na manhã de sexta-feira (12). Na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a Chapa 1– Andes pela Base obteve103 votos, a Chapa 02 Classista e de Luta teve 36 votos e a Chapa 3 RENOVA Andes, 33 votos. Não foram registrados votos brancos ou nulos na universidade.


Confira o mapa de apuração.


O professor Geraldo Ferreira de Lima, que presidiu a CEL, fez um balanço das Eleições na UEFS: “Tendo em vista o fato de, desde que comecei minha carreira docente nunca ter vivenciado tão de perto um embate entre chapas concorrentes em uma eleição para o ANDES-SN; esta realidade, confesso que na condição de Presidente, deixou-me um tanto preocupado sobretudo quando, no dia anterior, um grupo de estudantes decidiu que no primeiro dia da votação o Pórtico da UEFS seria fechado. Diante da ideia de que a eleição não poderia ser realizada intramuros, a Comissão decidiu instalar um Toldo em frente à UEFS. Encontrada a solução para um problema, o outro só foi resolvido quando o Comando Estudantil permitiu que duas das quatro urnas e todo o material necessário para a votação fossem trazidos da Sede da ADUFS, onde se encontravam, até o Toldo. Antes do meio-dia, Reitoria e Estudantes chegaram a um denominador comum, e, então, a eleição ocorreu normalmente como estava prevista. O meu temor de que pudesse haver algum incidente diante do que cada chapa representava no universo acadêmico brasileiro atual não se concretizou e na sexta-feira, quando assinei o último documento tive uma sensação de alívio por nada ter acontecido fora daquilo que, não apenas eu, mas, posso  afirmar, todas e todos nós da Comissão esperávamos”.

Comissão Eleitoral Local (CEL) e fiscais na apuração final no dia 12 de maio de 2023.

Leia Também