III Seminário Intercultural debate direito à vida, resistência de quilombolas, indígenas e sem terra, e lutas contra racismo e LGBTQIAP+fobia

05/04/2023


Docentes de diversas seções sindicais do ANDES-SN participaram, nos dias 31 de março e 1º de abril, do III Seminário Intercultural “Direito à vida, democracia e desenvolvimento socioambiental”. O evento ocorreu no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), da Universidade Federal do Pará (Ufpa), e no Assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Belém (PA). Pela Adufs, estiveram presentes os professores Gean Santana e João Diogenes, e a professora Acácia Batista. A professora Reinalda participou pela Regional NE3, do Andes-SN.

Durante dois dias foram debatidos temas sensíveis como os conflitos socioambientais na população amazônida, decorrentes dos impactos da mineração industrial e do garimpo ilegal, da construção predatória de hidrelétricas e das novas energias em territórios originários. Também foram discutidos as matrizes energéticas, a lógica de capitalismo predatório sobre terras latino-americanas e em África, o neocolonialismo e o racismo ambiental.

Leia mais no site do Andes-SN.

Leia Também