ANDES-SN disponibiliza Caderno de Textos do 69º Conad
A Secretaria do ANDES-SN divulgou, na última sexta-feira (12), o Caderno de Textos do 69º Conad do Sindicato Nacional. Com o tema central “Guarnicê a luta pela educação pública na terra da ...
Na última sexta-feira (31), a Adufs participou de uma reunião convocada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) para discutir Mais Futuro e organização do Grupo de Trabalho para discutir o Novo Ensino Médio. O Mais Futuro é um programa de assistência estudantil, criado pelo Governo do Estado, para garantir a permanência dos estudantes que se encontram em condições de vulnerabilidade socioeconômica, nas universidades públicas estaduais por meio da concessão de auxílio financeiro. Ocorre que, após a sua criação, o programa tirou das Universidades Estaduais da Bahia a centralização política e econômica da Política de Permanência Estudantil e passou para o Governo, limitando para a universidade a gestão dos casos urgentes.
Na
prática, isso significa uma precarização da relação com os estudantes que ficam
com possibilidades limitadas, inclusive, sendo direcionados após certo período
para o Estágio Mais Futuro, na maioria das vezes, em espaços de vacância de
servidoras (es) da instituição. Por vezes, informou o DCE, este estágio ocorre
no formato virtual.
Outra
questão trazida pelo DCE foi sobre a revogação do Novo Ensino Médio. Sem consulta às (aos) profissionais da Educação e estudantes, o Novo Ensino Médio já nasce de
forma equivocada. Voltado para uma concepção tecnicista que atende somente aos
anseios do mercado de trabalho, representa um retrocesso do ensino com total
superficialidade do conhecimento apresentado. O chamado itinerário formativo, por exemplo, contribui ainda mais para a precarização da atividade docente com desvio da
habilitação de professores e professoras.
O plano
de ação do DCE para estas demandas inclui uma série de atividades para a próxima semana, entre elas, duas voltadas para o Mais Futuro. No dia de abril, haverá Audiência Pública na Assembleia Legislativa
da Bahia (ALBA), além disso as (os) estudantes pretendem construir uma “lei” alternativa sobre programa para tensionar com Governo.
Sobre
Novo Ensino Médio, o DCE criou com outros coletivos um Grupo de Trabalho para
debater a Revogação do Novo Ensino Médio. Haverá ainda uma panfletagem no Pórtico, no dia 11 de
abril, com debate à tarde, às16h, sobre o tema na praça Borogodó, da UEFS. Serão realizadas também panfletagens em frente à
grandes centros educacionais de Feira de Santana, no dia 17 de abril, para
mobilizar estudantes para um grande ato no Dia Nacional de Mobilização Contra o
Novo Ensino Médio, no dia 19 de abril. A Adufs irá participar de algumas
atividades propostas pelo DCE em defesa de melhor qualidade de permanência dos
estudantes e pela revogação do Novo Ensino Médio.
A Secretaria do ANDES-SN divulgou, na última sexta-feira (12), o Caderno de Textos do 69º Conad do Sindicato Nacional. Com o tema central “Guarnicê a luta pela educação pública na terra da ...
Na quarta-feira, 17 de junho, o Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF) realizou o Seminário "Universidade, autonomia, extensão e inovação: perspectivas e contradições" com a ...
Em decorrência da suspensão das aulas no período dos festejos juninos, não haverá expediente na sede da Adufs entre os dias 22 e 26 de junho. Reabriremos na segunda-feira, 29 de junho, às 08 ...
Em reunião realizada nesta quinta-feira, 11 de junho, a Comissão da Sede apresentou para a Administração Central a deliberação da Assembleia Docente que ocorreu no dia 02 de junho. Na ocasião, ...