GT sobre questões etnicorraciais, de gênero e diversidade sexual encaminha ações junto ao Comitê Antifascista e ao ANDES-SN

23/03/2023

Reunião foi realizada no formato híbrido

O Grupo de Trabalho Políticas de Classe para as Questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) da Adufs reuniu-se na quarta-feira (22). Após diálogo, os presentes encaminharam ampliar ainda mais a participação deste nas mobilizações previstas no calendário do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). Ainda foram aprovados o envolvimento dos membros do GT com a continuidade da Campanha contra o Assédio na universidade e a proposta de construção de dois seminários, sendo um referente ao debate sobre a forma de racismo expressa através do colorismo e, o segundo, sobre as diferentes formas de assédio.

 

Em se tratando do calendário nacional do ANDES-SN, o Grupo de Trabalho pretende inserir-se na construção do Dia de Resistência dos Povos Originários, memorado em 19 de abril. Nessa perspectiva, o GTPCEGDS procurará a coordenação do projeto de extensão da Uefs voltado aos indígenas, a fim de somar-se ao que for organizado por esta para registrar a data. Com o objetivo de marcar o Dia Internacional de Libras, em 24 de abril, buscará o Departamento de Letras e Artes (DLA) da instituição, interessado em também ajudar na construção do que for proposto pelo setor.

 

O GT ainda entrará em contato com a coordenação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Adufs, Sindicato dos Trabalhadores em Terceiro Grau do Ensino Superior (Sintest) e do Sindicato dos Empregados das Empresas de Segurança e Vigilância (Sindivigilantes) Feira de Santana para conhecer e participar da Campanha Contra o Assédio na Uefs. O Comitê é aberto à participação dos membros da comunidade acadêmica.

 

GTPCEGDS

O GTPCEGDS é um dos GTs da Adufs nos quais a Associação discute coletivamente e propõe, nos âmbitos nacional, estadual e local, ações relacionadas às variadas demandas do movimento docente e às pautas inerentes ao conjunto da sociedade. A Adufs também conta com outros grupos de trabalho, como o GT Seguridade Social/Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) e o GT Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA).

 

O GTPCEGDS da Adufs tem intensificado a luta contra a LGBTQIAP+fobia, o racismo e o machismo. A mais recente atividade foi a participação da professora Reinalda Souza e do professor João Diógenes na reunião do Grupo de Trabalho Política de Classe, Questões Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade Sexual, realizada nos dias 12 e 13 de setembro de 2022, em Recife. Entre as discussões, a construção de estratégias de defesa das Instituições de Ensino Superior (IES), das políticas de cotas e de enfrentamento ao racismo; mais a criação de uma parceria com a Associação Brasileira dos (das) Pesquisadores (as) Negros (as) (ABPN) na luta por políticas de ações afirmativas para discentes e docentes. 

 

A Adufs também tem colaborado com a discussão sobre a Lei de Cotas para o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio, fortalecendo as iniciativas propostas na Uefs, ampliando a representatividade nas suas produções e propondo a realização de debates que envolvam a temática racial e suas interseccionalidades.

Leia Também