Serin se compromete a intermediar a abertura da mesa de negociação

23/03/2023

Fórum reuniu-se com secretário da Serin Foto: Ascom Fórum das ADs

O Fórum das ADs, juntamente com o ANDES-SN, participou de uma reunião presencial com o secretário estadual das Relações Institucionais, Luiz Caetano, na terça-feira (21). O encontro foi intermediado pelo assessor do secretário, Ademar Lopes Fernandes, como resultado das movimentações dos (as) docentes para que a negociação sobre a pauta 2023 seja estabelecida com o novo governo.


Os (as) representantes sindicais apresentaram os principais itens da pauta para Luiz Caetano que, por sua vez, se comprometeu em atuar para que a mesa de negociação seja aberta com as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Administração (SAEB). "O nosso papel é intermediar o diálogo e conversar com todo mundo. O novo governador não completou nem mesmo 100 dias de gestão e as demandas são muitas. De todo modo, a pauta das universidades é uma pauta importante, que envolve outras secretarias. Então, nós vamos fazer a nossa parte de agendar com a SEC e a SAEB uma data de reunião para instalar a mesa de negociação", afirmou o secretário.


A pauta do movimento docente foi construída e aprovada em assembleias da categoria. Desde dezembro de 2022, o Fórum das ADs protocolou o documento ainda para a equipe de transição estadual. Durante o período eleitoral, o Fórum também apresentou uma carta sobre o pleito do movimento para os candidatos ao governo, que foi respondida e assinada por Jerônimo Rodrigues, até então na condição de candidato ao Governo da Bahia, com o comprometimento de dialogar com os setores das universidades.


"O diálogo está ocorrendo com vários setores do governo, mas o que precisamos, efetivamente, é que a mesa de negociação com as ADs seja aberta. Estamos com uma categoria muito insatisfeita com a política dos últimos oito anos para as universidades estaduais e seus professores", explica Alexandre Galvão, coordenador do Fórum das ADs e presidente da ADUSB.


Uma das urgências é o reajuste salarial. Os oito anos de arrocho provocaram uma perda no poder de compra em 53,33%, conforme estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estáticas dos Estudos Socioeconômicos (Dieese). Significa dizer que, hoje, os (as) professores (as) já estão com mais da metade do salário corroído. O Fórum das associações docentes também realizou um levantamento sobre o salário dos docentes das universidades estaduais do Nordeste, mostrando que a Bahia paga um dos três piores salários da região, mesmo sendo um dos Estados mais ricos da mesma. Para a metodologia comparativa, o levantamento considerou a condição de um professor auxiliar que trabalha 40h, em início de carreira.


Fonte: Ascom Fórum das ADs.

Leia Também