Seminário Nacional de Saúde define mapeamento sobre adoecimento docente

22/03/2023

Representaram a Adufs Gracinete Bastos e Adroaldo Oliveira (GTSSA da Associação) Foto: ANDES-SN

Professoras/professores de todo o país participaram do VIII Seminário Nacional de Saúde do(a) Trabalhador(a) Docente. Os presentes definiram a criação de grupos de trabalho locais que tratem de seguridade social e assuntos de aposentadoria, mais o lançamento, ainda no primeiro semestre deste ano, de uma enquete a fim de mapear o adoecimento destes profissionais nas instituições públicas de ensino superior. O relatório com os encaminhamentos gerais ainda será divulgado pelo ANDES-SN. A Adufs foi representada no encontro por Gracinete Bastos e por Adroaldo Oliveira, membros do Grupo de Trabalho de Seguridade Social/Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) desta associação docente.

 

Houve mesas sobre os temas A Pandemia, Ensino Remoto, intensificação da precarização do trabalho e adoecimento docente; Saúde e condições de trabalho do(a)s docentes; e O papel do estado e a saúde do(a) trabalhador(a). Também aconteceu uma reunião do Pleno do GTSSA, além do painel com o “Levantamento de saúde do trabalhador docente realizado pelas seções sindicais do ANDES-SN no período da pandemia da Covid-19". Foram apresentados depoimentos pessoais e pesquisas feitas sobre o adoecimento destes servidores. Alguns dos pontos relatados no painel foram a sobrecarga de trabalho, o aumento do trabalho nos finais de semana, os problemas de saúde relacionados ao estresse devido à intensa demanda, o luto vivido pela categoria que perdeu familiares, amigas e amigos e, ainda, como o aumento da atividade laboral impactou a categoria.

 

Gracinete Bastos pontua que “a pandemia só agravou o adoecimento docente. A categoria já vem adoecendo por conta do processo de precarização das condições de trabalho imposto pelos governos, materializado através da supressão dos direitos, trabalhistas, desrespeito aos estatutos do magistério, achatamento salarial, critérios abusivos das agências de fomento (CNPQ, CAPES), dentre outros. Durante o VIII Seminário, a discussão centrou-se em torno desta temática. São muitos casos de adoecimento entre a categoria, então, foi defendido que a luta pela saúde docente deve ater-se, principalmente, à luta pela qualidade de vida e não somente para amenizar os estragos causados pelas doenças que nos acometem. Também foi pautado que as seções sindicais discutam ainda mais a saúde deste servidor”.

 

O VIII Seminário aconteceu entre 17 e 19 de março, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, e teve como tema “Trabalho docente: implicações na saúde e reflexos na vida”. O encontro é o primeiro evento do Sindicato Nacional sobre saúde do trabalhador e da trabalhadora docente desde o início da pandemia de Covid-19.  O último ocorreu em 2019, na cidade de Campina Grande (PB).

Leia Também