Dia Internacional da Mulher é marcado por marcha e falas na Câmara de Vereadores

09/03/2023

Ouvir a matéria:

Manifestantes defenderam pautas gerais e locais

Mulheres de Feira de Santana marcharam pelas ruas da cidade, na quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, em luta por pautas nacionais e locais. A atividade iniciou com um café da manhã na sede da Associação dos Professores Licenciados do Brasil (Aplb), seguiu pelo Centro e finalizou com falas na Câmara Municipal de Vereadores. A diretoria da Adufs, que historicamente compõe e constrói a mobilização organizada nesta data, também compôs a atividade. Alguns homens também se fizeram presentes ao ato, endossando as pautas.

 

Durante as falas no carro de som que acompanhou a marcha, as mulheres manifestaram-se contra o machismo; a fome; a violência; a desigualdade de gênero; o racismo; o feminicídio; pelo fim de projetos em tramitação no Congresso Nacional e casas legislativas dos estados e municípios que acabam com conquistas do movimento; revogação das reformas Trabalhista, da Previdência e do Ensino Médio; mais a punição para os crimes cometidos pelo governo Bolsonaro. Ainda na pauta, a defesa da vida e da democracia.

 

Em âmbito local, as manifestantes reivindicaram creche em tempo integral para as mães trabalhadoras, além de melhoria na prevenção e no enfrentamento à violência contra as mulheres. A luta de grandes heroínas da Independência da Bahia e do Brasil, como Maria Felipa de Oliveira e Maria Quitéria, respectivamente, foi resgatada.

 

Após a marcha pelas ruas da cidade, já na Câmara Municipal de Vereadores, as mulheres reivindicaram espaço na Tribuna, que foi concedido. Em sua fala na Casa Legislativa, Ana Karen Oliveira Souza, professora da Uefs, registrou pautas presentes no manifesto entregue durante o ato, a exemplo da construção de uma maternidade com parto humanizado em Feira de Santana; e a realização de concurso público a fim de nomear profissionais para o Centro de Referência à Mulher Maria Quitéria.

 

O ato realizado no dia 8 de março foi discutido e organizado pelo Movimento em Favor da Democracia e contra o Fascismo do município, que reúne organizações de mulheres, sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos. A diretoria da Adufs integra o grupo. O tema do protesto deste ano é: Mulheres Contra o Fascismo e pelo Socialismo: em Combate à Fome, à Violência e ao Desemprego.


Veja o vídeo com a fala da professora Ana Karen na Câmara de Vereadores.

Leia Também