Assessoria Jurídica da Adufs impetra mandado de segurança a fim de garantir conversão de licença-prêmio em pecúnia

16/12/2022

Ouvir a matéria:

A Assessoria Jurídica da Adufs impetrou um mandado de segurança visando assegurar às (aos) docentes da Uefs a conversão dos períodos de licença-prêmio não gozadas em abono pecuniário. O processo tem como precedente a Portaria 1779/2022, que autoriza a Superintendência de Recursos Humanos da Educação a proceder a análise dos requerimentos de licença-prêmio indenizada, formulados por ocupantes do cargo de professora (or) do Ensino Fundamental e Médio. A ação tramita no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) sob o número 8051339-75.2022.8.05.0000. A consulta processual pode ser feita através do link https://pje2g.tjba.jus.br/pje/ConsultaPublica/listView.seam.

 

Danilo Souza Ribeiro, assessor jurídico da Adufs, explica que o objetivo da ação é assegurar a isonomia no tratamento legal entre docentes do Ensino Superior e da Rede Estadual, estabelecendo um tratamento igual entre todas (os) que fazem parte do Magistério Público Estadual. O mandado de segurança será julgado pelo desembargador José Cícero Landin Neto. “Impetramos uma ação coletiva, discutindo o direito em razão do tratamento anti-isonômico, para que o professor da Uefs, se tiver interesse, converta suas licenças em abono pecuniário nos termos dessa portaria”, afirma o advogado.

 

A portaria 1779/2022 foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 20 de setembro deste ano, fixando em 8,5 mil o quantitativo máximo de licenças concedidas no exercício de 2022 para conversão em pecúnia. O documento alcança professores dos ensinos Fundamental e Médio. Em 2021, o Estado já havia concedido outras 8,5 mil licenças a esta carreira do magistério público estadual.

 

Atendimento jurídico

Dúvidas relacionadas ao setor jurídico podem ser esclarecidas com o advogado Danilo Souza Ribeiro, que está disponível para atendimento às sindicalizadas e sindicalizados todas as terças-feiras, das 14h às 16h, ou através do e-mail [email protected]. Para conversar com o assessor, o docente precisa entrar em contato com a secretaria da Adufs através do whatsapp (75) 98864-7205 ou pelo e-mail [email protected] até às 12h do dia do atendimento.

 

Os atendimentos com Danilo Souza Ribeiro serão retomados somente no dia 24 de janeiro de 2023.  O período de recesso do jurídico será entre os dias 20 de dezembro de 2022 e 20 de janeiro do próximo ano. O último plantão ocorreu no dia 13 deste mês, no formato remoto, de acordo com informação já divulgada pela Assessoria de Comunicação da Adufs. 

 

 

Leia Também


Confira as imagens da Festa da Adufs

Na última sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, a Adufs realizou mais uma edição da confraternização da categoria. Neste ano, o evento aconteceu no Cajueiro Convenções, foi marcado por muita ...

Saiba mais