Diretoria da Adufs compõe mesa de debate sobre a Central Sindical Popular

01/11/2022

Ouvir a matéria:

O diretor da Adufs, Gean Santana, será um dos debatedores da mesa sobre o tema O papel das centrais sindicais no fortalecimento da classe trabalhadora. CSP-CONLUTAS em debate. A atividade ocorrerá nesta quinta-feira (3), às 14h30, na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador. Também irá compor a mesa a professora Eblin Farage, lotada na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro. O encontro é organizado pela Regional Nordeste III do ANDES-SN.

 

O professor Gean Santana apresentará aos participantes do debate os elementos que justificam a permanência do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) na base de associados da Central Sindical e Popular (CSP-CONLUTAS). Já Eblin Farage discorrerá sobre os motivos que sustentam a desfiliação do ANDES-SN à CSP-CONLUTAS. “Reconhecemos que a Central tem limitações, principalmente por conta do seu tamanho, e alguns problemas que precisam ser superados. Mas, esses fatos não são elementos para nos desfiliarmos, pois temos condições de aperfeiçoamos a CSP a partir da nossa atuação em nível nacional, estadual e regional. A CSP teve um papel importante nas principais lutas travadas nos últimos anos”, avalia o diretor da Adufs. 

 

A escolha do tema do debate desta quinta-feira (3) foi motivada pelas posições da categoria a favor e contra a permanência do ANDES-SN na Central. Diante do contexto, os participantes do 40º Congresso do Sindicato Nacional, ocorrido entre 27 de março e 1º de abril deste ano, deliberaram que as secretarias regionais e as seções sindicais do ANDES-SN organizassem reuniões com o objetivo de analisar a atuação da CSP-CONLUTAS nos últimos dez anos, bem como a sua relevância na luta de classes. As avaliações ocorridas no âmbito destas reuniões serão sistematizadas no 14º Conad Extraordinário, a ser realizado nos dias 12 e 13 de novembro, na Universidade de Brasília (Unb). O tema desta edição do Conad é CSP-CONLUTAS: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação da Central. Ainda segundo a decisão do Sindicato Nacional, o 41º Congresso do ANDES-SN, que acontecerá na UFAC, Rio Branco (AC), no início de 2023, deverá definir uma posição da categoria.

Leia Também