ANDES-SN disponibiliza Caderno de Textos do 69º Conad
A Secretaria do ANDES-SN divulgou, na última sexta-feira (12), o Caderno de Textos do 69º Conad do Sindicato Nacional. Com o tema central “Guarnicê a luta pela educação pública na terra da ...
Nesta
terça (1º), teve início a programação do Novembro Negro da Universidade
Estadual de Feira de Santana (UEFS). O mês de novembro, que marca as
celebrações em defesa das populações negras no Brasil, é um momento para
ampliar as frentes de resistência, construir coletivamente estratégias
antirracistas e resgatar a história de luta do povo negro. Apesar de ser
composto majoritariamente por pessoas negras, o país é constituído em bases
hierarquicamente racializadas, o que faz com que o racismo estrutural seja um
fator limitante para negras e negros.
Homens
negros são mais vítimas da violência policial, mulheres negras são a maioria
das vítimas do feminicídios, ambos são os que mais estão desempregados e
enfrentando a miséria e a fome. Sob o governo Bolsonaro, com seu discurso e
práticas fascistas, as populações negras foram ainda mais penalizadas. Isso faz
com que os movimentos negros e toda a população precise estar ainda mais
combatente contra o avanço do racismo.
Não
apenas na esfera federal as populações negras são mais penalizadas; através do
governo estadual vimos o aumento do genocídio da população negra se tornar uma
realidade ainda mais dolorosa para as suas famílias. A violência policial
racista vitima cada vez mais jovens negros em regiões periféricas sob o álibi
de que estes estão envolvidos em crimes ou são potenciais criminosos. Tudo
isso, com anuência do governo do estado.
O
aumento do adoecimento da população negra diante de um quadro social caótico e
de extrema pobreza é inevitável. Por isso, para compor a programação do
Novembro Negro da UEFS, a Adufs realizará na próxima terça-feira, 8 de
novembro, a mesa – Saúde Mental da População Negra: impactos do racismo
institucional – que contará com a exposição da psicóloga Maeli Santos
Calmon e mediação do professor Gean Santana, diretor do sindicato. A mesa
ocorrerá na sala 1, no prédio do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE).
No
dia 23 de novembro, a discussão será sobre a importância das políticas
afirmativas para as universidades estaduais. A mesa 10 anos a mais: a
experiência pioneira da Política de Cotas da UERJ e UNEB terá a
participação das professoras Rosineide Cristina de Freitas (UERJ) e Marluce de
Lima Macêdo (UNEB), com mediação do diretor da Adufs, professor João Diogenes.
A mesa terá início às 16h00, no auditório III, do Módulo IV.
Link para a programação completa da UEFS.
A Secretaria do ANDES-SN divulgou, na última sexta-feira (12), o Caderno de Textos do 69º Conad do Sindicato Nacional. Com o tema central “Guarnicê a luta pela educação pública na terra da ...
Na quarta-feira, 17 de junho, o Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF) realizou o Seminário "Universidade, autonomia, extensão e inovação: perspectivas e contradições" com a ...
Em decorrência da suspensão das aulas no período dos festejos juninos, não haverá expediente na sede da Adufs entre os dias 22 e 26 de junho. Reabriremos na segunda-feira, 29 de junho, às 08 ...
Em reunião realizada nesta quinta-feira, 11 de junho, a Comissão da Sede apresentou para a Administração Central a deliberação da Assembleia Docente que ocorreu no dia 02 de junho. Na ocasião, ...