Reunião Ampliada discutirá a construção de um comitê em defesa da UEFS nesta quarta (26)

25/10/2022

Ouvir a matéria:

Uma reunião ampliada da comunidade universitária será realizada nesta quarta-feira (26), às 9h, no espaço da Feirinha de Saberes, canteiro central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Na pauta, a atual conjuntura do país e a construção do Comitê antifascista, que atuará em defesa da instituição e das liberdades democráticas. O encontro integra um dos encaminhamentos aprovados por docentes e estudantes, após apoiadoras (es) do presidente da República protagonizarem reincidentes episódios de violência contra a Uefs, em função de uma faixa colocada na entrada do campus pela diretoria da Associação dos Docentes (Adufs) com a frase: Fora Bolsonaro. A mobilização desta semana começou na segunda-feira (24), quando a diretoria do sindicato distribuiu adesivos, perfurado e camisas defendendo a luta nas ruas e nas urnas contra o mandatário da nação. Adufs, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau (Sintest), organizam a reunião e a Administração Central já confirmou presença.


Após a reunião ampliada da comunidade universitária, trabalhadoras (es) e estudantes passarão em sala de aula, seguida de caminhada pelo campus e mobilização no pórtico da Uefs, onde encerra a agenda de atividades da semana. O encontro tem o objetivo de fortalecer e coletivizar ainda mais a luta em defesa da democracia, barrar o avanço do fascismo e a tentativa de cercear a livre manifestação sindical e do pensamento na universidade, além de dialogar com todos sobre a importância de resistir às investidas de grupos de extrema-direita contra a instituição.

A universidade pública é um importante patrimônio do povo brasileiro. O conhecimento científico produzido nessas instituições atende ao conjunto da sociedade, quer seja através da formação de profissionais críticas (os), quer seja na prestação de serviços, nas diversas áreas do conhecimento. Como um bem público, deve ser protegido por todos. Dela não se deve cercear o debate e a pluralidade de ideias.   


A mobilização desta quarta-feira (26) foi definida por docentes e estudantes da Uefs, em reunião ocorrida no dia 20 de outubro.

Leia Também