Indígenas protestam em Brasília para denunciar escalada de violência contra seus povos

22/09/2022

Ouvir a matéria:

Na última quinta-feira (15), indígenas de nove povos e quatro estados realizaram uma marcha em Brasília (DF) para denunciar o aumento dos assassinatos de indígenas no país. Nas últimas duas semanas, pelo menos sete indígenas foram assassinados. Os povos cobram proteção e demarcação de suas terras. Participam da mobilização indígenas dos povos Apãnjekra Canela, Memortumré Canela, Akroá Gamella, Tremembé do Engenho e Kari’u Kariri, do Maranhão, Macuxi, de Roraima, Pataxó, da Bahia, e Xakriabá, de Minas Gerais.

 

O grupo formado por 120 indígenas –  incluindo mulheres e crianças – se reuniu em frente ao Museu Nacional da República. Em seguida, caminharam pela Esplanada dos Ministérios até o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ), onde as lideranças se pronunciaram sobre a recente escalada de violência nos seus territórios, com assassinatos e ataques armados.

Em um período de dez dias, sete vidas indígenas foram perdidas em contexto de violência nos estados do Maranhão, Mato Grosso do Sul e Bahia. Os assassinatos vitimaram indígenas dos povos Guajajara, Pataxó e Guarani Kaiowá. Além disso, dois jovens indígenas, de 16 e 14 anos, foram feridos por disparos de arma de fogo na Bahia e no Maranhão, respectivamente.


 Fonte: Andes-SN, com edição. 

Leia Também