Mais uma vez, docentes são impedidos/as de vir à UEFS por falta de oferta de transporte do traslado SSAxFSAxSSA

27/06/2022

Ouvir a matéria:

Mais um episódio envolvendo a falta de oferta de ônibus para o traslado SSAxFSAxSSA ocorreu na última terça (21), quando não foi disponibilizado um veículo, em Salvador, para trazer os/as três docentes que aguardavam para vir à Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) no horário de 15 horas. A situação foi denunciada por uma docente que estava no local e não conseguiu chegar à UEFS para realizar suas atividades. Segundo a docente, em contato com a Reitoria, na tentativa de encontrar uma solução ainda em Salvador, a chefe de Gabinete, Taíse Bomfim, informou que esta era uma questão contratual referente à quantidade mínima de quatro passageiros para saída do ônibus, por isso, nada poderia ser feito. A chefe de gabinete teria dito ainda, segundo os relatos da professora, que se o aplicativo proposto pela Administração Central tivesse sido aprovado, esse problema não estaria ocorrendo. No entanto, o aplicativo está em processo de discussão para sua possível construção, logo, se a proposta já tivesse sido aprovada, demandaria ainda um período considerável para início da sua utilização.


O fato é que, o acordo estabelecido entre a Adufs, Sintest e Administração Central foi descumprido com a não oferta do transporte, por isso, a Adufs encaminhou por e-mail na manhã desta segunda, 27 de junho de 2022, a solicitação do cumprimento do acordo para garantia do direito dos/das docentes e servidores/as ao transporte no traslado SSAxFSAxSSA, com pedido de urgência para solucionar a questão ainda nesta tarde, para assegurar o veículo no horário das 15 horas. Em resposta, a chefe de gabinete, Taíse Bomfim, afirmou que tentou contato com a Adufs e Sintest para junto à Unidade de Infraestrutura e Serviços (Uninfra) dialogar sobre a questão.


Em resposta a este e-mail, a Adufs reiterou a urgência da solicitação para esta tarde, esclarecendo que não registrou nenhum contato da Reitoria com a Diretoria, seja por e-mail institucional ou através dos contatos pessoais. Além disso, foi reforçado que o cumprimento do acordo com oferta de transporte para servidores/as independe de um contato nesta manhã e precisa ser assegurado pela Administração para a manutenção do direito dos/das passageiros/as ao transporte, principalmente, neste período de fim de semestre quando a demanda diminui.

Nesta quarta, 29 de junho de 2022, às 16h30min, reunião ampliada será realizada entre a Adufs, Sintest e comissão de passageiros/as do traslado para discutir a proposta de aplicativo apresentada informalmente pela Empresa Júnior, assim como outras demandas que possam surgir referentes à questão. A reunião será no formato híbrido e ocorrerá na sede da Adufs. O link de acesso à sala será disponibilizado no dia da reunião.

Leia Também