Ato no pórtico da UEFS marca dia de mobilização na semana de lutas das instituições estaduais e municipais de ensino superior

24/05/2022

Ouvir a matéria:

Na manhã desta terça, 24, docentes das universidades estaduais da Bahia estiveram mobilizados seguindo o calendário de lutas das Instituições Municipais e Estaduais de Ensino Superior Públicas (Iees/Imes), em cumprimento a uma das deliberações setoriais do ANDES-SN. As mobilizações do setor ocorrem, geralmente, no mês de maio por ser um mês em que as Assembleias Legislativas votam as Lei Orçamentárias Anuais dos estados.

Nos estados e municípios, as atividades de mobilização têm ocorrido com frequência com o objetivo de ampliar o diálogo com os governos sobre as pautas de reivindicações. Professores e professoras das universidades estaduais baianas tentam, desde 2019, retomar as negociações com o governo do estado que se nega a receber a categoria. Enquanto investe em propaganda espalhando outdoors por todo o Estado, afirmando que é o governo que mais investe em Educação, Rui Costa esconde que, sem pagar reposição inflacionária desde 2015, docentes das universidades amargam perdas salariais de 47,1%.

Mesmo com margem orçamentária para fazer reajuste, o governo se nega a garantir os direitos da categoria, aprofundando o processo de precarização da carreira docente. básicos assegurados pelo Estatuto do Magistério Superior, como promoções e progressões precisando ser reivindicados por meio de judicializações que têm se  tornado cada vez mais frequentes.

A defesa pela carreira docente e pela educação pública como um todo são o tema desta semana de lutas que, organizada pelo Sindicato Nacional, tem como tema central: Semana de Lutas do Setor: quem conhece, defende! e segue até o dia 27 de maio. Na programação das atividades da Adufs, temos ainda para esta quinta (26), uma mesa com o tema: A autonomia e independência dos sindicatos frente à conjuntura das Eleições 2022, marcada para o dia 26 deste mês, às 16h30, no Anfiteatro do Módulo II. Os debatedores da mesa serão a professora da UEFS e ex-diretora da Adufs, Gracinete Bastos, e Milton Pinheiro, presidente em exercício do Andes-SN e, durante algumas gestões, diretor da Aduneb. A mesa ocorrerá também em referência aos 41 anos do sindicato completados no último dia 14 de maio.

Ainda na sequência de atividades de mobilização, na próxima terça 31 de maio, as universidades estaduais farão um dia de paralisação das atividades acadêmicas. A paralisação foi uma deliberação das assembleias das quatro universidades estaduais. Na UEFS, não haverá aulas neste dia, mas, as atividades relacionadas ao concurso público docente ocorrerão normalmente como encaminhado pela assembleia da Adufs que reforçou a importância da realização do processo que é um pleito da categoria diante do déficit de docentes na universidade que precariza ainda mais as relações trabalhistas.

Os atos que serão realizados no dia 31, durante a paralisação, ainda estão sendo definidos pelo Comando de Mobilização. A ação já não fará parte da semana de luta das instituições municipais e estaduais; é um encaminhamento do Fórum das ADs no processo de intensificação das lutas pela Pauta de Reivindicações 2022.

Leia Também