Mobilização contra a Reforma Administrativa continua nesta quarta-feira (6) em Brasília

06/10/2021

Ouvir a matéria:

Diretoria da Adufs participa da agenda de atividades na capital federal

Servidores públicos federais, estaduais e municipais seguem nesta quarta-feira (6), em Brasília, a agenda de mobilizações contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32̸̸2020, retomada terça (5). Nesta manhã (6) haverá uma plenária no Espaço do Servidor, localizado ao lado da Catedral de Brasília. Depois, os presentes seguem em marcha ao Anexo II da Câmara dos Deputados, onde tramita a PEC, com o objetivo de novamente pressionar os deputados a se posicionarem contrariamente à Proposta que acaba com o serviço público. Às 15h, os representantes das entidades da área da Educação farão um ato público em frente ao Ministério da Educação.  A diretoria da Adufs integra o conjunto de trabalhadores que foi à capital do país empenhado em barrar a tramitação deste projeto.

 

"Não pagaremos esta conta. Por isso, precisamos aumentar ainda mais a mobilização em Brasília, como já estamos fazendo, e em nossa cidade, pressionando deputados e deputadas nos estados e ampliando absurdamente o custo político para aqueles parlamentares que queiram aderir a este projeto de morte. Enquanto classe, precisamos lutar com independência. No caso da Bahia, precisamos enfrentar, também, o governador Rui Costa, que já deu declarações de apoio à essa aberração, que é a Reforma Administrativa", alertou Elson Moura, diretor da Adufs, em concentração organizada em frente ao anexo II da Câmara dos Deputados, nessa terça-feira (5).

 

Mesmo sob forte calor e o clima seco da capital federal, os manifestantes resistiram firmemente desde as primeiras horas da manhã de terça-feira (5), demonstrando garra e disposição ao governo Bolsonaro e aos deputados e senadores favoráveis ao projeto. A semana de mobilização começou logo no início da manhã de terça-feira(5), quando uma multidão foi ao aeroporto de Brasília, por onde frequentemente passam os parlamentares para chegarem ou saírem dos seus estados. Faixas, cartazes e palavras de ordem deram ainda mais visibilidade ao protesto. Em seguida, os manifestantes caminharam até a Esplanada dos Ministérios e, depois, foram ao Ministério da Economia. O ato público finalizou em frente ao anexo II da Câmara, onde alguns dos presentes se pronunciaram.

 

A semana de mobilização contra a PEC 32 segue até a próxima sexta-feira (8). Além de servidores públicos, ainda participam trabalhadores de outras categorias, movimentos sociais e coletivos.

 

Atos contra a PEC 32

A derrubada da Reforma Administrativa tem sido pauta de atos públicos realizados em todo o país, desde o ano passado. Estes, juntamente com os protestos organizados há algumas semanas em Brasília, têm surtido efeito, a ponto de o governo ter dificuldade em conseguir os 308 votos necessários para aprovar a medida no plenário. Mas, nesta semana, o governo e o presidente da Câmara, Arthur Lira (DEM), se empenharão para a aprovação da PEC. O apoio de Paulo Guedes, Ministro da Economia, ao texto é publicamente declarado.

 

Por isso, conforme lembrado na terça-feira (5) pelo diretor da Adufs, em sua fala, é urgente continuar a mobilização nas bases e nas ruas, pois a aprovação da Reforma Administrativa representa a continuidade do atual grupo político no poder. 

Leia Também