Assembleia de professores discute retorno presencial e aprova Dia Nacional de Mobilização contra a precarização do serviço público

10/08/2021

Ouvir a matéria:


Em assembleia realizada no formato online, quarta-feira (4), os docentes da Uefs reafirmaram posição contrária à retomada das atividades presenciais, sem a imunização completa da população e a garantia de medidas sanitárias de segurança para o controle da Covid-19. A categoria também aprovou discutir a operacionalização do complexo protocolo que envolve a presença de pessoas no campus, com o objetivo de colaborar com o amadurecimento de ações futuras. O governo Rui Costa autorizou a volta às aulas na rede pública estadual a partir do dia 26 de julho, há cerca de duas semanas, sem diálogo com as comunidades escolar e acadêmica. A categoria ainda aprovou Greve Contra a PEC 32, em 18 de agosto, contra a Proposta de Emenda à Constituição 32 (PEC32), conhecida como Reforma Administrativa. 

 

Apesar de a pandemia não ter hora para acabar, cresce a pressão pelo retorno presencial; neste momento, precipitado. O país parece viver agora um momento de curvas em descenso, mas o descontrole da Covid-19 no Brasil ainda assusta, e a vacinação caminha a passos lentos. A realidade de contaminação e óbitos varia em cada estado e cidade, e não existem estratégias para a manutenção das aulas presenciais, como pesquisa de testagem para o coronavírus, vacinação em massa e garantia de protocolos de segurança sanitária. Além disso, chama a atenção a disseminação da variante Delta, devido aos registros crescentes de casos no país. 

 

Leia mais

Leia Também