Encontro Nacional do Serviço Público aprova greve geral para o dia 18 de agosto

03/08/2021

Ouvir a matéria:

CSP-Conlutas

Servidoras e servidores públicos federais, estaduais e municipais, num total de 4.448 participantes, reuniram-se no Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Serviço Público, nos dias 29 e 30 de julho, para discutir os impactos da Reforma Administrativa (PEC 32) e preparar um Plano Nacional de Mobilização. Foi aprovada uma Greve Geral da categoria para o dia 18 de agosto, com a realização de um dia de luta da classe trabalhadora. A reunião ocorreu no formato virtual, em decorrência da pandemia da Covid-19. A Adufs foi representada pelos diretores Gean Santana, Elson Moura e pela diretora Reinalda Souza.

 

O Encontro ainda teve, na abertura, a participação de dezenas de representantes das centrais sindicais, entidades, frentes e, ainda, de parlamentares e dirigentes partidários. Entre os encaminhamentos estão: reivindicar audiências públicas nas Câmaras de Vereadores e nas Assembleias Legislativas com o objetivo de discutir a PEC 32, solicitar reuniões com governadores e prefeitos para debater a pauta, intensificar a campanhas de mídia contra a Reforma Administrativa, além de pressionar os deputados federais a se comprometerem a rejeitar a proposta, denunciando os parlamentares que votaram contra o serviço público.

 

Reinalda Souza ressaltou o grande número de inscritos, o que segundo a diretora da Adufs "demonstra a força do servidor público contra a Reforma Administrativa. Um fator a ser considerado é que a maioria dos servidores participantes foram municipais; e isso revela a insatisfação dos trabalhadores no interior dos estados e a disposição destes em mobilizar os seus municípios. A PEC 32, se aprovada, vai devastar o serviço público e precarizar o atendimento à população. A luta contra a PEC tem mobilizado servidores das três esferas e, também, de outras categorias da classe trabalhadora".

 

Leia Também