Docentes de todo o país atualizam Plano de Lutas

20/07/2021

Apesar do esgotamento físico e mental imposto pelas reuniões virtuais, professores de todo o país estiveram no 12º Conad, realizado no formato online nos dias 2, 9 e 16 deste mês. Após intenso debate, os presentes atualizaram o Plano de Lutas dos Setores das Instituições Federais (Ifes), Estaduais (Iees) e Municipais de Ensino Superior (Imes) do ANDES-SN. O tema do encontro foi "Em defesa da vida, da educação pública e dos serviços públicos: resistir é preciso!". A Adufs foi representada pela diretora Reinalda Souza e pelo diretor Gean Santana.

 

Conforme aprovado pelos docentes, será intensificada a mobilização contra os cortes e o contingenciamento nos orçamentos da educação; a luta em defesa dos salários, direitos e da carreira dos professores do magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT); e contra outros ataques dos governos federal, estaduais e municipais aos servidores públicos, universidades, institutos e Cefet. Reinalda Souza avaliou positivamente as discussões e deliberações do encontro. A diretora também ressaltou o empenho incansável das diretorias das seções sindicais e do ANDES-SN para, mesmo neste difícil momento de perdas de milhares de vidas e de distanciamento social, manter a luta, que exige ainda mais empenho da categoria por conta do agravamento dos ataques impostos pelo governo de Jair Bolsonaro.

 

"Diante da necessidade do distanciamento social e, por outro lado, da intensidade de conteúdo a ser discutido no 12º Conad, dividí-lo em três dias foi fundamental para a preservação da nossa saúde física e mental e para garantir a qualidade dos encaminhamentos. Além de definirmos importantes ações em favor do financiamento da educação pública e do reajuste salarial dos docentes, que há seis anos acumulam perdas por conta da negativa do governo estadual em repor a inflação, destaco a aprovação da ampliação do diálogo com a base para trazê-la à luta", avaliou Reinalda Souza.

 

Outras deliberações

Ainda integram os encaminhamentos do 2º Conad, a participação do ANDES-SN junto com as frentes, fóruns, centrais sindicais, movimentos sociais e movimentos estudantis, em unidade na luta, no chamado às ruas, próximo sábado (24), pelo Fora Bolsonaro e Mourão, em defesa da vida, da soberania nacional, do Sistema Único de Saúde (SUS) e demais serviços públicos, com cumprimento das medidas de segurança, inclusive sanitária, com proteção individual e coletiva, uso de máscaras PFF2 ou similar, álcool em gel e distanciamento social; contra as intervenções nas universidades, institutos federais e Cefet; reforçar a articulação unitária com todas as entidades da Educação na luta contra o PL 5595/2020 e todas as outras medidas no âmbito estadual e municipal que obriguem o retorno das atividades presenciais, sem a garantia concreta da ampla vacinação da população e de condições educacionais e sanitárias adequadas; dar continuidade à construção do IV Encontro Nacional da Educação (ENE), sinalizado pelo ANDES-SN para ocorrer em agosto de 2022; e intensificar as lutas contra as práticas privatizantes da educação.  

 

No âmbito do serviço público federal, estaduais e municipais foi aprovado intensificar a luta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, conjuntamente com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), as centrais sindicais e os fóruns de servidores nos estados e municípios; construir o I Encontro Nacional das e dos Servidores Públicos do Brasil, em 29 e 30 de julho; além do indicativo de uma greve nacional dos servidores das três esferas em agosto, em data a ser avaliada em conjunto com o Fonasefe e demais entidades.

 

Contra as opressões

Um dos pontos mais debatidos durante o encontro foi a necessidade de construção da unidade da classe trabalhadora. Foi aprovada a intensificação da luta do ANDES-SN nos estados e municípios, entre o funcionalismo público das três esferas (federal, estadual e municipal), juntamente com movimentos sociais, centrais sindicais, movimento estudantil, organizações científicas e profissionais e demais entidades para preparar diversas atividades

 

A categoria também encaminhou a intensificação do apoio às lutas locais e nacionais de enfrentamento à necropolítica implantada pelos governos federal, estaduais e municipais com vistas à construção de unidade na luta com os movimentos negros, LGBTQIA+, dos povos originários e tradicionais e das pessoas com deficiência contra os genocídios do povo negro; dos povos originários e tradicionais, da comunidade LGBTQIA; dos povos do campo e da cidade; das pessoas com deficiência e das pessoas idosas.

 

Os membros do 12º Conad Extraordinário também deliberaram que o Sindicato Nacional promova debates sobre a intensificação da criminalização das lutas do movimento popular, sindical, docente e de juventude e que a direção nacional e as seções sindicais ampliem as ações de solidariedade de classe que contribuam para o enfrentamento da fome no país, exacerbada pela situação de pandemia.

 

Adufs-Ba, com informações do ANDES-SN. 

Leia Também